A Mazda encerrou a produção do supermini Mazda2 no Reino Unido, após mais de uma década no mercado. A decisão, segundo a marca, está alinhada com a estratégia de eletrificação da gama e com as rigorosas normas de emissão do país. O Mazda2, que recebeu sua última atualização visual em 2023, não terá um sucessor direto.
Apesar da saída do Mazda2, os consumidores britânicos ainda podem optar pelo Mazda2 Hybrid, uma versão remarcada do Toyota Yaris. Essa alternativa, embora mais cara, atende à crescente demanda por veículos eletrificados no segmento B. Como outras **Montadoras chinesas de EVs veem grande oportunidade no Reino Unido**, a Mazda busca se adequar ao mercado.
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O Mazda2 de geração atual foi lançado originalmente em 2014 e passou por duas reestilizações, em 2019 e 2023. Embora tenha deixado de ser vendido no Reino Unido, o modelo permanece disponível no Japão, onde recebeu um novo sistema de entretenimento em 2024.
Um porta-voz da Mazda UK confirmou a descontinuação do modelo à Autocar, afirmando: “À medida que avançamos em direção à maior eletrificação de nossos carros, o Mazda2 Hybrid atende à demanda do consumidor no segmento B e é um passo em nossa jornada para garantir que todos os nossos carros tenham alguma forma de eletrificação até 2030”.
De acordo com a mesma fonte, a Mazda já interrompeu a aceitação de novos pedidos do Mazda2, com apenas “algumas centenas” de unidades restantes em estoque nas concessionárias. O modelo anterior estava disponível com um motor 1.5 litro a gasolina padrão ou *mild-hybrid*, com preços a partir de £ 18.625 (aproximadamente R$ 117.500 em conversão direta).
O Mazda2 Hybrid, lançado em 2022, também recebeu uma atualização visual para 2024, buscando se diferenciar mais do Toyota Yaris. Este modelo, disponível apenas em versão híbrida, tem preço inicial de £ 24.135 (cerca de R$ 152.300). A medida ocorre em um momento em que o **Reino Unido investe para alargar vagas de estacionamento diante de carros maiores**, mostrando a evolução do mercado automotivo.
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A versão Toyota, nunca foi pensada para substituir diretamente o Mazda2, mas sim como uma alternativa para os compradores europeus e britânicos que priorizam a eletrificação. Contudo, 11 anos após a estreia do Mazda2, não há sinais de uma nova geração, deixando o futuro do modelo incerto. Em um cenário de mudanças, a **Genesis redefine linha no Reino Unido com foco total em veículos elétricos e futuros híbridos**.
Por que descontinuar o Mazda2 agora?
Todas as montadoras que vendem carros no Reino Unido devem monitorar sua cota anual de “crédito de carbono”. Ao remover modelos antigos movidos a combustão interna de sua linha, a Mazda busca reduzir suas emissões gerais de CO2 e evitar possíveis multas. A necessidade de adequação às normas é cada vez maior, com novas **Proconve L8: novas regras de emissões impulsionam eletrificação**.
Segundo a publicação, das 4.400 unidades do Mazda2 vendidas no Reino Unido no ano passado, 1.700 eram modelos a gasolina padrão com uma emissão média de CO2 de 109 g/km, enquanto as 2.700 restantes eram *mild hybrids* emitindo 107 g/km. Em contraste, o Mazda2 Hybrid derivado da Toyota é significativamente mais limpo, com emissões avaliadas em apenas 87 g/km.
Espera-se que o sedã totalmente elétrico Mazda 6e chegue ao mercado do Reino Unido no início de 2026, o que significa que o MX-30 é a única oferta BEV da marca japonesa no momento. Em 2024, o MX-30 representou apenas 5% das vendas da Mazda no Reino Unido, o que está muito abaixo da meta de 22% estabelecida pelo mandato de veículo de emissão zero (ZEV) do país. De acordo com este último, as vendas de ZEV devem representar 80% do mercado do Reino Unido até 2030, atingindo 100% até 2035.