A Mazda está desenvolvendo um novo SUV totalmente elétrico, com lançamento previsto para o final deste ano. Um recente registro de marca indica que o SUV compacto adotará o nome CX-6e. Acredita-se que ele será baseado na plataforma da Changan, mas outro veículo elétrico dedicado está previsto para 2027.
A montadora japonesa está entrando em uma nova fase de sua estratégia de negócios, expandindo-se em várias direções entre 2025 e 2027 como parte da segunda fase de seu plano de eletrificação. Essa mudança já começou com o lançamento do EZ-6, um sedã elétrico derivado de um modelo chinês. Atualmente, está disponível na China e em breve será introduzido na Europa como 6e, com duas opções de potência.
![Mazda prepara SUV elétrico CX-6e para rivalizar com Tesla Model Y 2 Mazda prepara SUV elétrico CX-6e para rivalizar com Tesla Model Y](https://portaln10.com.br/fipecarros/wp-content/uploads/2025/02/2024-Mazda-Arata-concept-4.jpg)
CX-6e: O desafiante elétrico da Mazda
O segundo modelo em discussão é a versão de produção do conceito Mazda Arata de 2024, com estreia esperada para o final deste ano. É provável que adote o nome CX-6e, conforme sugerido por um recente registro de marca.
Este SUV compacto será o segundo produto da colaboração entre Mazda e Changan, seguindo o sedã 6e (vendido como EZ-6 na China). Como resultado, provavelmente compartilhará sua base com o SUV Deepal S07, disponível nas versões totalmente elétrica e com extensor de alcance.
Motorização e autonomia
Analisando as ofertas mecanicamente relacionadas, o Mazda CX-6e pode vir com opções de bateria de 68,8 kWh e 80 kWh, oferecendo uma autonomia máxima de cerca de 500 km. Um único motor elétrico poderia produzir entre 215-255 cv (160-190 kW), alimentando as rodas traseiras. A versão com extensor de alcance provavelmente contará com um motor de 1,5 litro sob o capô, emparelhado com um pacote de baterias menor.
Em termos de estilo, o SUV provavelmente se inspirará fortemente no conceito Arata. Características principais incluem uma grade coberta, faróis e espelhos prontos para produção e maçanetas niveladas.
![Mazda prepara SUV elétrico CX-6e para rivalizar com Tesla Model Y 3 Mazda prepara SUV elétrico CX-6e para rivalizar com Tesla Model Y](https://portaln10.com.br/fipecarros/wp-content/uploads/2025/02/Mazda-6e-Europe-00039-1536x1024-1-1280x853.webp)
A linha de teto elegante, o capô ventilado e os flying buttresses contribuem para melhorar a aerodinâmica, que é crucial para veículos elétricos altos. Além disso, o CX-6e pode ser um dos primeiros modelos da Mazda a exibir o novo logotipo simplificado e mais plano da marca.
Interior: Sensação premium, tecnologia familiar
No interior, o Mazda CX-6e provavelmente compartilhará componentes importantes com o sedã 6e, como o painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas, o heads-up display e a tela sensível ao toque de 14,6 polegadas para o sistema de infoentretenimento. Tal como acontece com outros membros da crescente linha de SUVs da Mazda, o habitáculo será mobiliado com materiais de alta qualidade, em consonância com o posicionamento mais premium da marca.
O CX-6e provavelmente terá uma dimensão semelhante à do Deepal S07, que mede 4.750 mm de comprimento com uma distância entre eixos de 2.900 mm. Isso o coloca na mesma faixa de tamanho do Tesla Model Y e do Mazda CX-60 a combustão.
Rivais? Com certeza.
Além do Tesla Model Y, que continua sendo o veículo elétrico mais vendido do mundo, outros rivais potenciais para o Mazda CX-6e incluem o VW ID.4/ID.5, Hyundai Ioniq 5, Kia EV6, Audi Q4 e-tron, Peugeot E-3008 e BMW iX1. A concorrência real dependerá da estratégia de preços da Mazda e dos mercados-alvo.
Espera-se que o CX-6e seja uma oferta global, embora sua plataforma baseada em Changan e a produção na China certamente limitarão sua disponibilidade em mercados com altas tarifas, como a América do Norte, semelhante ao EZ-6/6e. No entanto, dada a disponibilidade do Mazda 6e, o CX-6e ainda pode chegar à Europa e ao Reino Unido.
Para os compradores em outros mercados que procuram um SUV totalmente elétrico da Mazda, não há motivo para decepção. A marca japonesa tem outro ás na manga.
Além do sedã eletrificado e dos SUVs irmãos desenvolvidos em colaboração com a Changan, a Mazda confirmou que está trabalhando em outra oferta de veículos elétricos. Este novo modelo deve chegar em 2027 e será construído sobre uma base totalmente nova, desenvolvida internamente.
Este modelo, ainda sem nome, será o primeiro veículo elétrico da Mazda a usar uma plataforma dedicada, já que o MX-30 é baseado em uma versão modificada da arquitetura SkyActiv existente. De acordo com a empresa, esta arquitetura suportará veículos elétricos com “design avançado, conveniência superior e autonomias de condução alargadas”. Além disso, na sua futura estratégia de produto, a Mazda revelou que está a estudar a possibilidade de adicionar uma opção de motorização PHEV.
A Mazda também confirmou que o novo BEV usará baterias cilíndricas fornecidas pela Panasonic, fabricadas em uma nova instalação no Japão. Além disso, a Mazda está trabalhando em baterias de íon-lítio de alta densidade desenvolvidas internamente para futuros BEVs e PHEVs até 2030 e continua a pesquisar a tecnologia de bateria de estado sólido para o futuro mais distante.
A Mazda não vai desistir dos motores de combustão interna tão cedo. Na verdade, eles têm um novo sistema híbrido em andamento para o próximo CX-5, baseado em um motor de quatro cilindros.
O híbrido auto carregável será seguido pelo novo motor SkyActiv-Z, com chegada prevista para 2027, trazendo “eficiência sem precedentes” e impulsionando os esforços de combustão interna da montadora para além de 2030. A Mazda também confirmou que está trazendo de volta o motor rotativo de rotor duplo para o mercado norte-americano, embora provavelmente sirva como extensor de alcance em vez da principal fonte de energia.