O Maextro S800, sedã de luxo desenvolvido em parceria entre a Huawei e a montadora chinesa JAC, está prestes a fazer sua estreia oficial no dia 31 de maio, durante o Salão do Automóvel Guangdong-Hong Kong-Macau. A marca é a quarta criada pela Huawei no segmento automotivo e uma das mais ambiciosas dentro da aliança HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance).
Chamando atenção desde o lançamento em novembro de 2024, o modelo já acumulou mais de 2 mil pré-encomendas nas primeiras 48 horas. Seu preço varia entre 1 milhão e 1,5 milhão de yuans — cerca de R$ 720 mil a R$ 1 milhão, posicionando o S800 entre os principais sedãs de luxo do mercado.

O interior foi revelado recentemente e destaca o alto nível de sofisticação. O acabamento em marrom escuro combina com materiais nobres e um sistema multimídia composto por três telas integradas, além de um head-up display (HUD) que projeta informações no para-brisa.
Pensando no conforto dos ocupantes, principalmente os passageiros do banco traseiro, o S800 inclui teto panorâmico com efeito de céu estrelado, sistema de trilhos, mesas dobráveis, compartimento refrigerado e uma tela de projeção traseira.
As portas traseiras vêm com uma tela de apoio de braço removível, que permite controlar várias funções: ajuste de assentos com gravidade zero, som ambiente privativo, climatização em quatro zonas e até funções de massagem, aquecimento e ventilação.
O console traseiro também impressiona. Ele oferece mesa de alumínio premium dobrável, porta-copos com aquecimento/resfriamento, carregador por indução, caixa com trava biométrica, função “mudo” com um toque e cortinas automáticas.
Por fora, o design segue a filosofia “Harmonia entre o Céu, a Terra e o Humano”, com detalhes inspirados no universo: faróis “Esplendor Estelar”, lanternas “Tela Nebulosa” e maçanetas “Coleta de Estrelas”. O carro tem perfil fastback, carroceria em dois tons (prata e roxo), rodas grandes e medidas generosas: 5,48 m de comprimento e entre-eixos de 3,37 m.
O S800 será vendido em duas versões: uma 100% elétrica, com baterias de 94,3 kWh e autonomia entre 670 km e 702 km, e outra com extensor de alcance, usando bateria de 63,2 kWh e opções de autonomia elétrica que variam entre 258 km e 311 km.
Para aqueles interessados em outras opções elétricas, vale a pena conferir o MPV elétrico X9 2025 da XPeng, que também foca em conforto e tecnologia. Além disso, a Geely Riddara RD6 é uma picape elétrica chinesa que aposta em conforto e praticidade.