O novo sedã de luxo Maextro S800 foi lançado oficialmente na China, posicionando-se como um rival doméstico para o Mercedes-Benz Maybach S-Class. Produzido em parceria entre a gigante de tecnologia Huawei e a JAC (ex-fabricante da Nio, cujo executivo lidera novo grupo de trabalho para impulsionar cooperação automotiva China-UE), o S800 oferece opções de propulsão totalmente elétrica ou com extensor de autonomia, além de 32 sensores ADAS e até 852 cv de potência.
As vendas do Maextro S800 estão programadas para começar na China em maio, com preços variando entre 1 milhão e 1,5 milhão de yuan (aproximadamente R$ 750 mil a R$ 1,1 milhão na cotação atual), e capacidade de carregamento 6C.

A Maextro é uma marca resultante da colaboração entre a Huawei e a JAC. A JAC é responsável pelo desenvolvimento do chassi e pela fabricação, enquanto a Huawei atua como principal fornecedora de componentes e tecnologias. A gigante chinesa de TI também cuida das vendas dos veículos Maextro nas lojas HIMA (Harmony Intelligence Alliance) da Huawei em toda a China. O S800 é o primeiro modelo da Maextro.
A cerimônia de lançamento oficial, realizada em 20 de fevereiro, destacou as tecnologias do Maextro S800. Ele é o primeiro carro a integrar a plataforma digital da Huawei chamada “Tuling Longxing”, que suporta aprendizado autônomo para aprimorar o controle do veículo.
O chassi do carro suporta diversas opções de propulsão: dois, três ou quatro motores, resultando em uma potência que varia de 480 cv a impressionantes 1300 cv. O chassi do Maextro S800 é adequado para sedãs, SUVs e minivans com peso bruto entre 3 e 3,8 toneladas.
Como um produto emblemático da Huawei na indústria automotiva (Huawei e montadoras chinesas revelam estratégias de novos veículos elétricos para 2025), o Maextro S800 incorpora diversas tecnologias da gigante de TI, como o sistema de percepção rodoviária Huawei ADS, o sistema adaptativo de torque dinâmico Huawei DATS e o sistema de controle de carroceria Huawei Xmotion.
Os executivos da Maextro demonstram orgulho do sistema de percepção rodoviária Huawei ADS, que escaneia automaticamente as condições da estrada, ajustando a distribuição de torque e a direção dianteira e traseira.
A suspensão ativa do carro reage antecipadamente a solavancos e más condições da estrada. O Maextro S800 também suporta a tecnologia de direção nas quatro rodas, resultando em um raio de giro de 5,05 metros em situações normais de condução. Em um modo especial, o raio de giro pode ser reduzido para 3,8 metros. Outro destaque é o modo “crab walk” (andar de caranguejo), que permite ao carro se mover lateralmente em até 16 graus.

O sistema de percepção do carro inclui 32 sensores, incluindo quatro LiDARs de 192 linhas, que aumentam a distância de detecção em chuva, neblina e poeira em 60%, além de reduzir o atraso de percepção em 40%. O ADAS do carro detecta autonomamente uma colisão e ajusta a postura da carroceria e do assento, aperta o cinto de segurança, levanta a janela e destrava a trava central. Após a colisão, o Maextro S800 ativa a fonte de alimentação redundante e reporta informações de resgate.
Os faróis do Maextro S800 seguem a trajetória de condução com a função de percepção em tempo real. Os faróis altos interagem com o motorista e pedestres, aumentando a segurança. Outro destaque é o sistema de circulação de ar de dupla camada com purificação de bactérias, vírus e gases nocivos.
A variante EREV do Maextro S800 suporta o sistema de alta voltagem de 800V, adequado para carregamento 6C, o que significa que a bateria pode ser carregada com uma potência CC seis vezes maior que sua capacidade. O Maextro S800 EREV possui uma bateria de 65 kWh, o que significa que pode ser carregado com 390 kW. Leva 10,5 minutos para carregar a bateria de 10% a 80%.
Mais sobre o Maextro S800:
O Maextro S800 adota pintura de carroceria em duas cores, rodas de 20 polegadas com calotas autoalinháveis e um sensor LiDAR no teto. É um sedã grande com dimensões de 5480/2000/1536 mm (comprimento, largura, altura) e distância entre eixos de 3370 mm. Como o Audi A5L tem principais especificações reveladas na China, é importante analisar esses dados comparativamente.
O Maextro S800 oferece variantes de powertrain BEV (veículo elétrico a bateria) e EREV (veículo elétrico de alcance estendido). A variante BEV está disponível com três motores elétricos (cada um com 160 kW), com uma potência combinada de 635 kW (852 cv). A variante EREV possui tração integral com dois motores de 390 kW (523 cv) e um extensor de alcance de 1,5 litro como padrão. Há também uma versão de três motores disponível com uma potência de pico de 635 kW.
O Maextro S800 chegará ao mercado chinês em maio deste ano, com preços variando entre 1 milhão e 1,5 milhão de yuan (R$ 750 mil a R$ 1,1 milhão). Seu objetivo é conquistar o segmento de carros de luxo.