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Maextro S800: Sedã de luxo da Huawei com ‘modo caranguejo’ desafia rivais na China

Um vídeo divulgado mostra o Maextro S800 da Huawei, em parceria com a JAC, executando o chamado 'modo caranguejo', manobrando com notável agilidade

A Huawei, em parceria com a JAC, apresentou o sedã de luxo Maextro S800, um veículo que promete agitar o mercado chinês com tecnologias inovadoras. Um vídeo divulgado mostra o S800 executando o chamado “modo caranguejo”, manobrando entre diversos Mercedes-Benz Maybach com notável agilidade.

Este novo modelo, com preço estimado em 1 milhão de yuan (aproximadamente 816 mil reais), destaca-se por sua capacidade de realizar movimentos laterais, graças a um sistema de direção nas quatro rodas.

Maextro S800: Sedã de luxo da Huawei com 'modo caranguejo' desafia rivais na China
Foto: Divulgação/CarnewsChina

O Maextro S800 é o quarto modelo da Huawei em colaboração com montadoras estatais chinesas, seguindo os projetos Aito (com Seres), Luxeed (com Chery) e Stelato (com BAIC). A marca Maextro se posiciona como a linha de veículos mais sofisticada da Huawei dentro do programa HIMA (Harmony Intelligent Mobility Auto). O primeiro veículo, o sedã de luxo S800, teve sua licença de vendas solicitada em 9 de dezembro e agora exibe o recurso de “modo caranguejo”.

No vídeo, o Maextro S800 se desloca com facilidade ao redor de sete Mercedes-Benz Maybach S-Class, usando sua direção nas quatro rodas para replicar o ângulo das rodas dianteiras. Segundo a fabricante, o ângulo máximo de esterçamento das rodas traseiras do S800 é de 16 graus, superando os 10 graus da Mercedes-Benz Classe S e os 5 graus do Rolls-Royce Ghost. Esta tecnologia permite que o sedã de 5,48 metros se movimente em espaços reduzidos.

O Maextro S800 estará disponível nas versões BEV (veículo elétrico a bateria) e EREV (veículo elétrico de alcance estendido). As especificações incluem:

  • Maextro S800 BEV (trimotor): Motor elétrico de 160 kW (215 cv) no eixo dianteiro e dois motores de 237,5 kW (318 cv) no eixo traseiro, totalizando 635 kW (852 cv).
  • Maextro S800 EREV (bimotor): Motor elétrico de 160 kW no eixo dianteiro e motor de 230 kW (308 cv) no eixo traseiro, com potência combinada de 390 kW (523 cv). O extensor de alcance é um motor turbo de 1,5 litro com 115 kW (154 cv).
  • Maextro S800 EREV (trimotor): Motor elétrico de 160 kW (215 cv) no eixo dianteiro e dois motores de 237,5 kW (318 cv) no eixo traseiro, totalizando 635 kW (852 cv). O extensor de alcance é um motor turbo de 1,5 litro com 115 kW (154 cv).
Maextro S800: Sedã de luxo da Huawei com 'modo caranguejo' desafia rivais na China
Foto: Divulgação/CarnewsChina

As versões EREV utilizam baterias ternárias NMC da CATL, com capacidade de 63,252 kWh, proporcionando uma autonomia elétrica de 272 ou 371 km (ciclo CLTC), dependendo da configuração.

O design do Maextro S800 inclui pintura em dois tons, rodas de 20 polegadas com calotas autoalinháveis e um sensor LiDAR no teto. Suas dimensões são 5480 mm de comprimento, 2000 mm de largura, 1536 mm de altura e uma distância entre eixos de 3370 mm. Para comparação, alguns rivais:

  • Maybach S-Class: 5462/1899/1498 mm
  • Nio ET9: 5325/2017/1621 mm
  • Rolls-Royce Ghost: 5627/1948/1552 mm
  • Yangwang U7: 5265/1998/1517 mm
  • Hongqi Guoya (L1): 5353/1998/1511 mm

O Maextro S800 também conta com um sistema de carregamento autônomo, no qual o veículo localiza um carregador e um braço robótico se encarrega de conectar e desconectar o cabo.

O lançamento do Maextro S800 está previsto para este ano, com preços entre 1 e 1,5 milhão de yuan (136 mil a 205 mil dólares). A fábrica da Maextro, localizada em Hefei, tem capacidade de produção anual de 100 bilhões de yuan (13,7 bilhões de dólares), o que exige a venda de 100 mil unidades do S800 para atingir o objetivo. Apesar da ambição, Huawei e JAC demonstraram confiança no projeto, planejando mais dois modelos para a marca.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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