A Huawei, em parceria com a JAC, apresentou o sedã de luxo Maextro S800, um veículo que promete agitar o mercado chinês com tecnologias inovadoras. Um vídeo divulgado mostra o S800 executando o chamado “modo caranguejo”, manobrando entre diversos Mercedes-Benz Maybach com notável agilidade.
Este novo modelo, com preço estimado em 1 milhão de yuan (aproximadamente 816 mil reais), destaca-se por sua capacidade de realizar movimentos laterais, graças a um sistema de direção nas quatro rodas.
O Maextro S800 é o quarto modelo da Huawei em colaboração com montadoras estatais chinesas, seguindo os projetos Aito (com Seres), Luxeed (com Chery) e Stelato (com BAIC). A marca Maextro se posiciona como a linha de veículos mais sofisticada da Huawei dentro do programa HIMA (Harmony Intelligent Mobility Auto). O primeiro veículo, o sedã de luxo S800, teve sua licença de vendas solicitada em 9 de dezembro e agora exibe o recurso de “modo caranguejo”.
No vídeo, o Maextro S800 se desloca com facilidade ao redor de sete Mercedes-Benz Maybach S-Class, usando sua direção nas quatro rodas para replicar o ângulo das rodas dianteiras. Segundo a fabricante, o ângulo máximo de esterçamento das rodas traseiras do S800 é de 16 graus, superando os 10 graus da Mercedes-Benz Classe S e os 5 graus do Rolls-Royce Ghost. Esta tecnologia permite que o sedã de 5,48 metros se movimente em espaços reduzidos.
O Maextro S800 estará disponível nas versões BEV (veículo elétrico a bateria) e EREV (veículo elétrico de alcance estendido). As especificações incluem:
- Maextro S800 BEV (trimotor): Motor elétrico de 160 kW (215 cv) no eixo dianteiro e dois motores de 237,5 kW (318 cv) no eixo traseiro, totalizando 635 kW (852 cv).
- Maextro S800 EREV (bimotor): Motor elétrico de 160 kW no eixo dianteiro e motor de 230 kW (308 cv) no eixo traseiro, com potência combinada de 390 kW (523 cv). O extensor de alcance é um motor turbo de 1,5 litro com 115 kW (154 cv).
- Maextro S800 EREV (trimotor): Motor elétrico de 160 kW (215 cv) no eixo dianteiro e dois motores de 237,5 kW (318 cv) no eixo traseiro, totalizando 635 kW (852 cv). O extensor de alcance é um motor turbo de 1,5 litro com 115 kW (154 cv).
As versões EREV utilizam baterias ternárias NMC da CATL, com capacidade de 63,252 kWh, proporcionando uma autonomia elétrica de 272 ou 371 km (ciclo CLTC), dependendo da configuração.
O design do Maextro S800 inclui pintura em dois tons, rodas de 20 polegadas com calotas autoalinháveis e um sensor LiDAR no teto. Suas dimensões são 5480 mm de comprimento, 2000 mm de largura, 1536 mm de altura e uma distância entre eixos de 3370 mm. Para comparação, alguns rivais:
- Maybach S-Class: 5462/1899/1498 mm
- Nio ET9: 5325/2017/1621 mm
- Rolls-Royce Ghost: 5627/1948/1552 mm
- Yangwang U7: 5265/1998/1517 mm
- Hongqi Guoya (L1): 5353/1998/1511 mm
O Maextro S800 também conta com um sistema de carregamento autônomo, no qual o veículo localiza um carregador e um braço robótico se encarrega de conectar e desconectar o cabo.
O lançamento do Maextro S800 está previsto para este ano, com preços entre 1 e 1,5 milhão de yuan (136 mil a 205 mil dólares). A fábrica da Maextro, localizada em Hefei, tem capacidade de produção anual de 100 bilhões de yuan (13,7 bilhões de dólares), o que exige a venda de 100 mil unidades do S800 para atingir o objetivo. Apesar da ambição, Huawei e JAC demonstraram confiança no projeto, planejando mais dois modelos para a marca.