Trânsito

Licenciamento de veículos em SP já pode ser pago antecipadamente em 2025

Mesmo antes do início do calendário oficial, os proprietários de veículos no estado de São Paulo já podem realizar o pagamento do licenciamento de 2025

Proprietários de veículos no estado de São Paulo já podem realizar o pagamento do licenciamento de 2025, mesmo antes do início do calendário oficial. O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) liberou a quitação antecipada da taxa, permitindo que os motoristas regularizem a situação de seus veículos de janeiro a junho.

Para efetuar o pagamento, o procedimento é simples: basta utilizar os caixas eletrônicos ou o sistema online do banco de preferência. O valor da taxa de licenciamento é de R$ 167,74. Após a confirmação do pagamento, o proprietário deve acessar o site do Detran-SP para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital.

Licenciamento de veículos em SP já pode ser pago antecipadamente em 2025
Foto: Divulgação

“Nos primeiros 15 dias de 2025, já percebemos os efeitos dos avanços realizados ao longo do último ano com a transformação digital e simplificação dos processos. Nesse período, já tivemos 2.397.403 licenciamentos emitidos, sendo 96,16% automatizados. Isso comprova que a entrega está ocorrendo de forma mais ágil para o cidadão paulista”, afirmou Vinícius Novaes, diretor de Veículos Automotores do Detran-SP.

O que acontece se o licenciamento não for realizado?

Caso o licenciamento não esteja disponível para pagamento, o condutor deve verificar se há algum impedimento, como multas ou débitos pendentes, incluindo o não pagamento do licenciamento do ano anterior, ou se existe algum bloqueio (judicial, gravame ou outros) que impeça a regularização do veículo.

Dirigir com o licenciamento atrasado é considerada uma infração gravíssima. As penalidades incluem 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 293,47. Além disso, o veículo pode ser apreendido em blitz, e o proprietário terá que arcar com os custos de remoção e as diárias de ocupação do pátio do Detran.

O licenciamento é um documento obrigatório para a circulação de veículos em território nacional e para sua emissão, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do ano corrente deve estar quitado. Para mais informações sobre o IPVA 2025, é possível verificar as opções de parcelamento e como evitar golpes relacionados ao imposto.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.