Proprietários de veículos no estado de São Paulo já podem realizar o pagamento do licenciamento de 2025, mesmo antes do início do calendário oficial. O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) liberou a quitação antecipada da taxa, permitindo que os motoristas regularizem a situação de seus veículos de janeiro a junho.
Para efetuar o pagamento, o procedimento é simples: basta utilizar os caixas eletrônicos ou o sistema online do banco de preferência. O valor da taxa de licenciamento é de R$ 167,74. Após a confirmação do pagamento, o proprietário deve acessar o site do Detran-SP para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital.
“Nos primeiros 15 dias de 2025, já percebemos os efeitos dos avanços realizados ao longo do último ano com a transformação digital e simplificação dos processos. Nesse período, já tivemos 2.397.403 licenciamentos emitidos, sendo 96,16% automatizados. Isso comprova que a entrega está ocorrendo de forma mais ágil para o cidadão paulista”, afirmou Vinícius Novaes, diretor de Veículos Automotores do Detran-SP.
O que acontece se o licenciamento não for realizado?
Caso o licenciamento não esteja disponível para pagamento, o condutor deve verificar se há algum impedimento, como multas ou débitos pendentes, incluindo o não pagamento do licenciamento do ano anterior, ou se existe algum bloqueio (judicial, gravame ou outros) que impeça a regularização do veículo.
Dirigir com o licenciamento atrasado é considerada uma infração gravíssima. As penalidades incluem 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 293,47. Além disso, o veículo pode ser apreendido em blitz, e o proprietário terá que arcar com os custos de remoção e as diárias de ocupação do pátio do Detran.
O licenciamento é um documento obrigatório para a circulação de veículos em território nacional e para sua emissão, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do ano corrente deve estar quitado. Para mais informações sobre o IPVA 2025, é possível verificar as opções de parcelamento e como evitar golpes relacionados ao imposto.