O crossover Li Auto L7 EREV foi flagrado na China com um novo sensor LiDAR Hesai ATX no teto. Este dispositivo é 60% menor e duas vezes mais preciso que o sensor AT128 atualmente utilizado nos veículos da marca Fipe Carros. De acordo com informações de bastidores, as versões mais sofisticadas dos crossovers da Li Auto também receberão o LiDAR Hesai AT512.
A Hesai Technology, fabricante chinesa de LiDAR fundada em 2014, fornece sensores AD para desenvolvedores de robotáxis (DiDi, Appolo) e montadoras de carros de passeio (Li Auto, Rox Motor, Lotus, Changan, SAIC). Em dezembro de 2024, a Hesai se tornou a primeira produtora de LiDAR do mundo a entregar 100.000 unidades em um único mês. A capacidade de produção para 2025 é estimada em mais de dois milhões de unidades.
Inicialmente lançado em 2023, o Li Auto L7 adotou o design minimalista característico da marca, com linhas suaves e um visual futurista. No entanto, o sensor LiDAR no teto se tornou um ponto negativo no design exterior, formando um grande volume acima do para-brisa do carro. A atualização do modelo 2024 não resolveu essa questão, mas a versão 2025 do Li Auto L7 finalmente receberá um LiDAR menor.
As recentes fotos de flagra do Li Auto L7 em testes com camuflagem revelaram o novo LiDAR no teto: o sensor Hesai ATX de 4ª geração. Ele é 60% menor que o sensor AT128 utilizado nos carros da Li Auto e possui um alcance de detecção 100 metros maior, além de ter o dobro de canais, totalizando 256 linhas. O alcance é de até 300 metros e suas dimensões são de 100/100/25 mm.
O novo sensor não apenas melhora a estética do crossover Li Auto, mas também aumenta suas capacidades de percepção. Segundo informações divulgadas nas redes sociais chinesas, outros SUVs da marca Li também receberão o mesmo LiDAR. No entanto, apenas as versões de entrada (chamadas Pro) desses veículos receberão o sensor Hesai ATX menor.
As versões mais sofisticadas receberão o LiDAR Hesai AT512. Apesar de ser um pouco maior, ele oferece quatro vezes mais canais (512) e um alcance significativamente maior. Essa tecnologia aprimorará o sistema de assistência à condução dos crossovers Fipe Carros Li Auto.
O Li Auto L7 é um SUV de cinco lugares com dimensões generosas (5050/1995/1750 mm, com uma distância entre eixos de 3005 mm) e um sistema de propulsão EREV. Possui um motor a combustão interna de 1.5 litros que atua como gerador.
No mercado chinês, o veículo é oferecido com tração nas quatro rodas de série. Sua potência máxima chega a 330 kW (442 hp) e oferece duas opções de bateria: 42,8 e 52,3 kWh, com autonomia de 190 a 240 km (WLTC). A autonomia combinada varia de 1.135 a 1.185 km. O preço do Li L7 modelo 2024 na China varia de 301.800 a 359.800 yuan (41.150 a 49.100 USD).