O sedã elétrico Leapmotor B01, fruto da colaboração com a Stellantis, foi flagrado na China sem camuflagem, sinalizando seu lançamento iminente em meados de 2025. Construído sobre a mesma plataforma do crossover Leapmotor B10, o B01 é o segundo modelo da série B da marca chinesa de veículos de nova energia (NEV).
Com preços estimados entre 100.000 e 150.000 yuan (aproximadamente US$ 13.650 a US$ 20.450), o B01 terá como principal foco o mercado chinês, com potencial para posterior expansão para a Europa. A Leapmotor, fundada em 2015, teve um aumento significativo em sua projeção após a Stellantis adquirir mais de 20% de suas ações e criar a joint venture Leapmotor International, na qual detém 51% do controle. Em 2024, a Leapmotor entregou 293.724 veículos, e seu portfólio atual inclui cinco modelos. Este ano, a marca planeja lançar o crossover B10 e o sedã B01.
O design do Leapmotor B01 apresenta a nova identidade visual da marca, com uma frente fechada, faixa de LED única como luz de condução diurna e capô com linha inclinada. A unidade flagrada exibia uma cor amarelada, com carroceria em formato de gota e teto elegante.
Outros detalhes externos incluem colunas escurecidas, maçanetas embutidas e rodas com design de múltiplos raios, já visto anteriormente no crossover B10. Câmeras de visão 360° nos espelhos retrovisores e monitoramento de ponto cego nos para-lamas dianteiros também foram observados. A porta de carregamento está localizada no para-lama traseiro direito, e a traseira apresenta uma unidade de lanterna única.
O B01 utiliza a arquitetura Leap 3.5 B e, em suas versões mais equipadas, poderá contar com LiDAR e chips de condução com inteligência artificial. Embora as especificações técnicas ainda não tenham sido divulgadas, espera-se que o modelo concorra diretamente com o Xpeng Mona M03, um modelo de grande sucesso na China.
A expectativa é que o B01 tenha cerca de 4,7 metros de comprimento e adote o mesmo conjunto motopropulsor do B10, que inclui um motor elétrico de até 160 kW (214 cv) alimentado por uma bateria LFP de 56,2 kWh.
O lançamento do Leapmotor B01 no mercado chinês está previsto para meados de 2025. Assim como o B10, o sedã elétrico também pode chegar ao mercado europeu em uma fase posterior.