A gigante chinesa de tecnologia Huawei e a SAIC Motor, uma das maiores montadoras da China, estão se unindo para lançar um novo modelo de veículo elétrico (VE) com preço inicial estimado em 150.000 RMB (aproximadamente US$ 20.000,00).
O veículo será o primeiro fruto da parceria entre as empresas e será comercializado sob uma nova marca, chamada Shangjie (尚界) em chinês. A Shangjie integrará a HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance) da Huawei, que já conta com outras quatro marcas em colaboração com montadoras locais. Inclusive, a Huawei HIMA anuncia evento tecnológico para o Maextro S800, mostrando o avanço da tecnologia.
Segundo reportagem do Yicai, que cita fontes independentes, todos os modelos da Shangjie serão vendidos nos canais da HIMA. O primeiro modelo será baseado no projeto interno “ES39” da Roewe, uma submarca da SAIC.
O novo VE será equipado com o sistema de cockpit e tecnologias de direção inteligente da Huawei. Estarão disponíveis duas versões totalmente elétricas (BEV), com lançamento previsto para o quarto trimestre deste ano. O preço-alvo para o modelo é entre 150.000 e 250.000 RMB, tornando-o o modelo mais acessível dentro do portfólio da HIMA. Modelos como o Tesla Model Y 2026 chegou ao mercado com atualizações importantes, mostram que o mercado de carros elétricos está aquecido.
As empresas ainda estão negociando o desenvolvimento do segundo modelo da marca, que deve ser projetado do zero.
A Huawei adota diferentes níveis de envolvimento em suas parcerias com montadoras. O modelo da HIMA, com a criação de uma nova marca, é o que exige maior colaboração. Anteriormente conhecido como Zhixuan, o programa foi atualizado para HIMA em novembro de 2023.
Nos modelos de menor envolvimento, a Huawei fornece apenas componentes e o sistema HarmonyOS. Em um nível intermediário, o programa “Huawei Inside” oferece soluções completas, incluindo cockpits e sistemas de direção inteligente.
Atualmente, a HIMA conta com seis modelos à venda, frutos de parcerias da Huawei com outras montadoras chinesas: Aito M5, Aito M7, Aito M9 (Seres Group), Luxeed S7, Luxeed R7 (Chery), e Stelato S9 (BAIC Group).
Em fevereiro, o portal 36kr já havia noticiado a união entre Huawei e SAIC para a criação da Shangjie, com foco em um público mais jovem e preços entre 170.000 e 250.000 RMB. A Xiaomi SU7 Ultra tem metas de vendas ambiciosa de 10.000 unidades em 2025, mostrando a crescente ambição das marcas chinesas no mercado de VEs.
Rumores anteriores indicavam uma possível parceria entre a SAIC e a Huawei através da Rising Auto, outra submarca da montadora, para relançar o projeto interno ES37 (Rising RC7) com soluções da Huawei. No entanto, a Huawei optou por utilizar o projeto ES39 da Roewe como base, renomeando-o internamente como RH-A.