O icônico Honda Civic Type R pode estar prestes a entrar em uma nova era, transformando-se em um veículo elétrico de alto desempenho. A mudança, inspirada por modelos como o Ioniq 5 N, promete manter a essência esportiva do modelo, mas com propulsão elétrica.
Atualmente, o Honda Civic Type R, com seu motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina e câmbio manual de seis marchas, entrega 297 cv e 42,8 kgfm de torque. No entanto, a Honda já sinaliza que o futuro do modelo está na eletrificação. Os dois protótipos da Série 0 EV, apresentados na CES (Consumer Electronics Show), indicam essa nova direção para o emblema esportivo da marca.
Toshihiro Akiwa, chefe do Centro de Desenvolvimento BEV da Honda, admitiu que a transição não será simples. Os primeiros veículos da Série 0, um sedã grande e um SUV médio, estão programados para entrar em produção em 2026.
Eles inaugurarão uma nova família de sete carros baseados na plataforma EV da Honda. Embora a empresa ainda não tenha revelado planos específicos para versões de alto desempenho, os motores elétricos já estão configurados para alcançar 480 cv.
Essa movimentação acompanha a tendência do mercado de veículos elétricos de alta performance. Anteriormente, modelos elétricos mais rápidos eram apenas versões aprimoradas de carros comuns, sem as devidas melhorias no chassi e freios. A chegada de um Civic Type R elétrico, portanto, poderá redefinir o segmento de esportivos eletrificados.
A Honda já tem experiência em eletrificação no Brasil, com modelos híbridos como o Accord, o Civic e o SUV CR-V. A eletrificação do Honda Civic Type R poderá ser um passo importante para consolidar a marca nesse mercado.
A expectativa agora é sobre como a Honda irá adaptar a lendária dirigibilidade do Type R à nova tecnologia elétrica, mantendo o apelo para os entusiastas da alta performance.