A versão 2025 do Honda City Hatch, que chegou para substituir o Fit, busca se consolidar no mercado de hatches compactos. Uma análise da versão Touring revela que o modelo evoluiu no design, mas ainda apresenta ressalvas quanto ao desempenho do motor.
Com preço inicial de R$ 141.400, a versão Touring oferece de série: rodas de liga leve de 16 polegadas, seis airbags, alerta de pressão dos pneus, câmera de ré com visão multiângulo, freios ABS com EBD, assistente de frenagem de emergência, assistente de redução de ponto cego, controles de tração e estabilidade, o sistema “Honda Sensing” (piloto automático adaptativo, ajuste automático dos faróis, frenagem autônoma, sistema de permanência em faixa), sistema para mitigação de evasão de pista e luzes diurnas de LED (DRL).
E ainda, tem faróis e lanternas em LED, retrovisores com rebatimento elétrico, acendimento automático dos faróis, chave presencial com destravamento por aproximação, sistema de som com oito alto-falantes, ar-condicionado digital, volante multifuncional, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, bancos revestidos em couro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, entre outros itens.
Motorização e desempenho
O motor 1.5 litro, 16V, com sistema i-VTEC, entrega 126 cv e 15,8 kgfm de torque com etanol, sempre acoplado ao câmbio automático CVT. Apesar de bons números para um propulsor sem turbo, o desempenho é considerado modesto para a versão de topo. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em cerca de 10,7 segundos, com velocidade máxima de 186 km/h.
Em comparação, o Volkswagen Polo Highline, com preço inicial de R$ 122.790, atinge 100 km/h em 10,5 segundos e tem velocidade máxima de 192 km/h. O Onix RS também apresenta desempenho similar, sendo que o Yaris tem um desempenho ligeiramente inferior (0 a 100 km/h em 11,8 segundos e velocidade máxima de 182 km/h). Já o Peugeot 208 Griffe Turbo, com preço de R$ 116.490, atinge 100 km/h em 9 segundos e velocidade máxima de 206 km/h.
No consumo, o City Hatch registra com etanol 9,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na rodovia, e com gasolina, 13,3 km/l na cidade e 14,8 km/l na rodovia. Os concorrentes apresentam números de consumo similares ou ligeiramente inferiores.
Design e estilo
O design do City Hatch 2025 foi aprimorado, especialmente na dianteira, onde a grade frontal, antes criticada, agora apresenta um visual mais limpo e moderno. O friso cromado foi substituído por um acabamento em preto brilhante, e os faróis mantiveram o mesmo formato, com LEDs enfileirados, DRL e fundo preto.
As laterais são pintadas na cor do veículo, e as rodas de aro 16 polegadas têm um design funcional. Um vinco marcante percorre toda a extensão da lataria, ligando os faróis às lanternas. Na traseira, as lanternas mantêm o design moderno, e o para-choque apresenta acabamento em preto fosco, sem exageros.
Interior e acabamento
O interior do City Hatch é simples e bem-acabado, com aplicações de couro e plástico de toque suave. As forrações de porta possuem costuras claras, e os bancos em couro oferecem conforto, com um design agradável. O volante multifuncional é revestido em couro com costuras claras, e o painel de instrumentos combina elementos digitais e analógicos.
O painel recebe acabamento em couro com costuras claras, além de detalhes em plástico preto brilhante. A central multimídia é integrada ao painel, mas com um leve destaque. O console central apresenta acabamento em plástico preto brilhante e couro, com carregador de celular por indução e freio de estacionamento eletrônico.
A manopla de câmbio é simples, e a segunda fileira de bancos oferece apoio de braço central, porta-copos, bom espaço para as pernas e saídas traseiras de ar-condicionado. O porta-malas tem um tamanho adequado.
Desempenho de vendas
O City Hatch mantém um nicho de mercado e registra vendas modestas em comparação com seus rivais. Em 2024, até novembro, foram emplacadas 13.806 unidades, ficando à frente apenas do Ora 03 e do Sandero na categoria.
Perde para modelos como Dolphin, 208, C3, Yaris, Argo, HB20, Onix e Polo. As atualizações visuais podem contribuir para melhorar o desempenho de vendas do modelo, porém a falta de motor turbo e o preço elevado podem limitar seu potencial competitivo.