Notícias

GWM Tank 300 Diesel chega ao mercado australiano com preço competitivo

O Tank 300 Diesel chega para complementar as versões turbo a gasolina e híbridas já existentes, atendendo também aos pedidos de consumidores australianos

A GWM Australia lança a versão diesel do Tank 300, atendendo a pedidos de consumidores australianos que buscam um veículo 4×4 robusto e acessível para enfrentar terrenos desafiadores. O Tank 300 Diesel chega para complementar as versões turbo a gasolina e híbrida já existentes, posicionando-se como uma opção atraente para os entusiastas do off-road. No Brasil, a expectativa é grande pela chegada de modelos como o GWM Tank 300 que chega ao Brasil em abril.

Curt Dupriez, editor do site Chasing Cars, testou o modelo e destacou os principais pontos positivos e os aspectos que precisam ser aprimorados:

2025 GWM Tank 300 Diesel review 58 O Tank 300 Diesel chega para complementar as versões turbo a gasolina e híbridas já existentes, atendendo também aos pedidos de consumidores australianos
Crédito da imagem: GWM

Pontos positivos:

  • Acessibilidade da versão diesel 4×4
  • Equipamentos e funcionalidades considerando o preço
  • Capacidade off-road genuína
  • Maior capacidade de carga e reboque
  • Melhorias de engenharia
  • Sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) bem ajustados

Pontos a melhorar:

  • Sensibilidade do acelerador da versão diesel
  • Calibração 4×4 de baixa velocidade
  • Suspensão um pouco brusca
  • Capacidade de carga limitada pelo Peso Bruto Total (PBT)
  • Capacidade de reboque ainda em avaliação
  • Porta traseira com dobradiças laterais pode não agradar a todos

Segundo a GWM Australia, a ausência de uma opção diesel era um fator impeditivo para muitos compradores em potencial. Com a introdução do motor 2.4 turbo diesel de 135kW e 480Nm, o Tank 300 Diesel busca conquistar uma fatia maior do mercado de SUVs médios. Modelos como o SUV da Xiaomi planejado para 2026 também visam o mesmo mercado.

A GWM Australia afirma que aproximadamente 75% da concorrência do Tank 300 nos segmentos grande e superior são movidos a diesel.

O Tank 300 2.4T, como é chamado, vai além da simples troca de motor. A capacidade de reboque aumentou para 3000kg (antes 2500kg) e a capacidade de carga para 600kg (antes 400kg). A montadora realizou cerca de 20 mudanças técnicas para otimizar o veículo para o trabalho pesado, incluindo freios maiores, juntas da suspensão dianteira revisadas, nova carcaça do diferencial traseiro, rolamentos de roda aprimorados e um eixo de transmissão mais robusto.

GWM Tank 300 Diesel chega ao mercado australiano com preço competitivo
Crédito da imagem: GWM

Uma das principais diferenças é a adoção de um sistema de tração nas quatro rodas *part-time* (parcial), mais simples e robusto do que o sistema utilizado na versão híbrida, priorizando a durabilidade. A transmissão automática de nove velocidades permanece a mesma.

Em termos de preço, o Tank 300 Diesel se posiciona entre a versão a gasolina e a híbrida, tornando-o ainda mais atraente. A versão Lux tem preço inicial de $47.990 (dólares australianos), enquanto a versão Ultra, mais completa, custa $51.990 (dólares australianos).

Os equipamentos de série da versão Lux incluem:

  • Rodas de liga leve de 17 polegadas com estepe de tamanho normal
  • Faróis e lanternas de LED com farol alto automático
  • Tração 4×4 com seletor de marchas reduzidas
  • Bloqueio eletrônico do diferencial traseiro
  • Protetor de cárter de duas peças
  • Câmera de ré 360 graus
  • Câmera frontal inferior com visão “transparente” do chassi
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Retrovisores aquecidos e com rebatimento elétrico
  • Revestimento dos bancos em couro sintético
  • Ajuste elétrico do banco do motorista em seis posições e do passageiro em quatro
  • Painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas
  • Sistema de áudio premium com nove alto-falantes
  • Apple CarPlay e Android Auto sem fio
  • Sistema de navegação proprietário
  • Ar condicionado de duas zonas
  • Iluminação ambiente em sete cores
  • Teto solar
  • Entradas USB, 12V e 220V

A versão Ultra adiciona:

  • Rodas de 18 polegadas com estepe de tamanho normal
  • Bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro
  • Revestimento dos bancos em couro Nappa
  • Volante aquecido
  • Ajuste elétrico do banco do motorista em oito posições com suporte lombar e memória
  • Carregador de celular sem fio
  • Iluminação ambiente em 64 cores
  • Retrovisores com memória
  • Retrovisor interno com escurecimento automático
  • Sistema de áudio “premium” com nove alto-falantes

Ambas as versões contam com recursos específicos para o uso off-road, como seletor de modos de condução (2H/4H/4L), Crawl Control, Turn Assist e modos de condução off-road (Snow, Sand, Rock, Mud, Auto e Expert).

GWM Tank 300 Diesel chega ao mercado australiano com preço competitivo
Crédito da imagem: GWM

O Tank 300 Diesel oferece uma ampla gama de recursos por um preço competitivo, destacando-se em relação a concorrentes como Ford Everest, Toyota Prado, Jeep Wrangler e Land Rover Defender 110.

Apesar do ruído característico do motor diesel, o Tank 300 Diesel oferece um desempenho energético e refinado, especialmente em comparação com outros veículos 4×4 de origem tailandesa. O motor 2.4 turbo diesel entrega 480Nm de torque entre 1500 e 2500rpm e 135kW de potência a 3500rpm. Na estrada, a transmissão automática de nove marchas garante uma condução suave e eficiente. No entanto, a resposta do acelerador pode ser um pouco abrupta em alguns modos de condução, exigindo atenção do motorista.

Durante os testes off-road, o Tank 300 Diesel demonstrou capacidade, mas a sensibilidade do acelerador em baixas velocidades pode ser um desafio. A suspensão, embora adequada para terrenos irregulares, mostrou-se um pouco mais rígida do que nas versões a gasolina e híbrida.

O sistema de direção com assistência elétrica é leve, facilitando as manobras off-road, mas pode parecer um pouco desconectado na estrada. A visibilidade é excelente, e o sistema de câmeras 360 graus, juntamente com a câmera frontal inferior, são recursos úteis tanto em trilhas quanto no uso urbano.

A capacidade de reboque de 3000kg e a capacidade de carga de 600kg permitem transportar passageiros e equipamentos com segurança. Os sistemas eletrônicos de assistência ao motorista foram aprimorados em relação às versões anteriores, oferecendo uma experiência de condução mais segura e agradável.

O interior do Tank 300 Ultra Diesel é bem equipado, com destaque para o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e a tela sensível ao toque. Os bancos revestidos em couro Nappa oferecem conforto e suporte, e o espaço interno é generoso tanto para os passageiros da frente quanto para os de trás.

O porta-malas oferece 400 litros de capacidade na configuração de cinco lugares e 1635 litros com os bancos traseiros rebatidos. A porta traseira com abertura lateral pode ser um inconveniente em algumas situações.

Embora o Tank 300 tenha recebido uma classificação de segurança de cinco estrelas do ANCAP (Australasian New Car Assessment Program), a versão diesel ainda não foi testada. No entanto, a GWM Australia está confiante de que o modelo receberá a mesma classificação.

O Tank 300 Diesel vem equipado com uma ampla gama de recursos de segurança, incluindo:

  • Frenagem autônoma de emergência
  • Aviso de colisão frontal
  • Aviso de saída de faixa
  • Assistente de manutenção de faixa
  • Assistente de mudança de faixa
  • Alerta de colisão traseira
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática
  • Alerta de tráfego cruzado frontal com frenagem
  • Aviso de atenção do motorista
  • Aviso de excesso de velocidade
  • Aviso de porta aberta
  • Monitoramento da pressão dos pneus

A garantia do Tank 300 Diesel é de sete anos, sem limite de quilometragem, com sete anos de assistência na estrada e sete anos de preço fixo para as revisões.

O Tank 300 Diesel é uma adição interessante à linha GWM, oferecendo uma opção robusta e acessível para os consumidores australianos que buscam um veículo off-road capaz. Apesar de alguns pontos a serem aprimorados, como a calibração do acelerador e a rigidez da suspensão, o Tank 300 Diesel representa um passo importante para a GWM no mercado australiano. Modelos como o Toyota Land Cruiser 300, também estão fazendo sucesso no mercado.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.