A GWM Australia lança a versão diesel do Tank 300, atendendo a pedidos de consumidores australianos que buscam um veículo 4×4 robusto e acessível para enfrentar terrenos desafiadores. O Tank 300 Diesel chega para complementar as versões turbo a gasolina e híbrida já existentes, posicionando-se como uma opção atraente para os entusiastas do off-road. No Brasil, a expectativa é grande pela chegada de modelos como o GWM Tank 300 que chega ao Brasil em abril.
Curt Dupriez, editor do site Chasing Cars, testou o modelo e destacou os principais pontos positivos e os aspectos que precisam ser aprimorados:

Pontos positivos:
- Acessibilidade da versão diesel 4×4
- Equipamentos e funcionalidades considerando o preço
- Capacidade off-road genuína
- Maior capacidade de carga e reboque
- Melhorias de engenharia
- Sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) bem ajustados
Pontos a melhorar:
- Sensibilidade do acelerador da versão diesel
- Calibração 4×4 de baixa velocidade
- Suspensão um pouco brusca
- Capacidade de carga limitada pelo Peso Bruto Total (PBT)
- Capacidade de reboque ainda em avaliação
- Porta traseira com dobradiças laterais pode não agradar a todos
Segundo a GWM Australia, a ausência de uma opção diesel era um fator impeditivo para muitos compradores em potencial. Com a introdução do motor 2.4 turbo diesel de 135kW e 480Nm, o Tank 300 Diesel busca conquistar uma fatia maior do mercado de SUVs médios. Modelos como o SUV da Xiaomi planejado para 2026 também visam o mesmo mercado.
A GWM Australia afirma que aproximadamente 75% da concorrência do Tank 300 nos segmentos grande e superior são movidos a diesel.
O Tank 300 2.4T, como é chamado, vai além da simples troca de motor. A capacidade de reboque aumentou para 3000kg (antes 2500kg) e a capacidade de carga para 600kg (antes 400kg). A montadora realizou cerca de 20 mudanças técnicas para otimizar o veículo para o trabalho pesado, incluindo freios maiores, juntas da suspensão dianteira revisadas, nova carcaça do diferencial traseiro, rolamentos de roda aprimorados e um eixo de transmissão mais robusto.

Uma das principais diferenças é a adoção de um sistema de tração nas quatro rodas *part-time* (parcial), mais simples e robusto do que o sistema utilizado na versão híbrida, priorizando a durabilidade. A transmissão automática de nove velocidades permanece a mesma.
Em termos de preço, o Tank 300 Diesel se posiciona entre a versão a gasolina e a híbrida, tornando-o ainda mais atraente. A versão Lux tem preço inicial de $47.990 (dólares australianos), enquanto a versão Ultra, mais completa, custa $51.990 (dólares australianos).
Os equipamentos de série da versão Lux incluem:
- Rodas de liga leve de 17 polegadas com estepe de tamanho normal
- Faróis e lanternas de LED com farol alto automático
- Tração 4×4 com seletor de marchas reduzidas
- Bloqueio eletrônico do diferencial traseiro
- Protetor de cárter de duas peças
- Câmera de ré 360 graus
- Câmera frontal inferior com visão “transparente” do chassi
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Retrovisores aquecidos e com rebatimento elétrico
- Revestimento dos bancos em couro sintético
- Ajuste elétrico do banco do motorista em seis posições e do passageiro em quatro
- Painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas
- Sistema de áudio premium com nove alto-falantes
- Apple CarPlay e Android Auto sem fio
- Sistema de navegação proprietário
- Ar condicionado de duas zonas
- Iluminação ambiente em sete cores
- Teto solar
- Entradas USB, 12V e 220V
A versão Ultra adiciona:
- Rodas de 18 polegadas com estepe de tamanho normal
- Bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro
- Revestimento dos bancos em couro Nappa
- Volante aquecido
- Ajuste elétrico do banco do motorista em oito posições com suporte lombar e memória
- Carregador de celular sem fio
- Iluminação ambiente em 64 cores
- Retrovisores com memória
- Retrovisor interno com escurecimento automático
- Sistema de áudio “premium” com nove alto-falantes
Ambas as versões contam com recursos específicos para o uso off-road, como seletor de modos de condução (2H/4H/4L), Crawl Control, Turn Assist e modos de condução off-road (Snow, Sand, Rock, Mud, Auto e Expert).

O Tank 300 Diesel oferece uma ampla gama de recursos por um preço competitivo, destacando-se em relação a concorrentes como Ford Everest, Toyota Prado, Jeep Wrangler e Land Rover Defender 110.
Apesar do ruído característico do motor diesel, o Tank 300 Diesel oferece um desempenho energético e refinado, especialmente em comparação com outros veículos 4×4 de origem tailandesa. O motor 2.4 turbo diesel entrega 480Nm de torque entre 1500 e 2500rpm e 135kW de potência a 3500rpm. Na estrada, a transmissão automática de nove marchas garante uma condução suave e eficiente. No entanto, a resposta do acelerador pode ser um pouco abrupta em alguns modos de condução, exigindo atenção do motorista.
Durante os testes off-road, o Tank 300 Diesel demonstrou capacidade, mas a sensibilidade do acelerador em baixas velocidades pode ser um desafio. A suspensão, embora adequada para terrenos irregulares, mostrou-se um pouco mais rígida do que nas versões a gasolina e híbrida.
O sistema de direção com assistência elétrica é leve, facilitando as manobras off-road, mas pode parecer um pouco desconectado na estrada. A visibilidade é excelente, e o sistema de câmeras 360 graus, juntamente com a câmera frontal inferior, são recursos úteis tanto em trilhas quanto no uso urbano.
A capacidade de reboque de 3000kg e a capacidade de carga de 600kg permitem transportar passageiros e equipamentos com segurança. Os sistemas eletrônicos de assistência ao motorista foram aprimorados em relação às versões anteriores, oferecendo uma experiência de condução mais segura e agradável.
O interior do Tank 300 Ultra Diesel é bem equipado, com destaque para o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e a tela sensível ao toque. Os bancos revestidos em couro Nappa oferecem conforto e suporte, e o espaço interno é generoso tanto para os passageiros da frente quanto para os de trás.
O porta-malas oferece 400 litros de capacidade na configuração de cinco lugares e 1635 litros com os bancos traseiros rebatidos. A porta traseira com abertura lateral pode ser um inconveniente em algumas situações.
Embora o Tank 300 tenha recebido uma classificação de segurança de cinco estrelas do ANCAP (Australasian New Car Assessment Program), a versão diesel ainda não foi testada. No entanto, a GWM Australia está confiante de que o modelo receberá a mesma classificação.
O Tank 300 Diesel vem equipado com uma ampla gama de recursos de segurança, incluindo:
- Frenagem autônoma de emergência
- Aviso de colisão frontal
- Aviso de saída de faixa
- Assistente de manutenção de faixa
- Assistente de mudança de faixa
- Alerta de colisão traseira
- Alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática
- Alerta de tráfego cruzado frontal com frenagem
- Aviso de atenção do motorista
- Aviso de excesso de velocidade
- Aviso de porta aberta
- Monitoramento da pressão dos pneus
A garantia do Tank 300 Diesel é de sete anos, sem limite de quilometragem, com sete anos de assistência na estrada e sete anos de preço fixo para as revisões.
O Tank 300 Diesel é uma adição interessante à linha GWM, oferecendo uma opção robusta e acessível para os consumidores australianos que buscam um veículo off-road capaz. Apesar de alguns pontos a serem aprimorados, como a calibração do acelerador e a rigidez da suspensão, o Tank 300 Diesel representa um passo importante para a GWM no mercado australiano. Modelos como o Toyota Land Cruiser 300, também estão fazendo sucesso no mercado.