O governo grego está considerando uma medida inovadora para aumentar a segurança no trânsito: proibir postos de combustível de venderem gasolina para motociclistas que não estejam usando capacete. A proposta, apresentada pelo Ministro da Saúde, Adonis Georgiadis, visa combater a alta incidência de acidentes envolvendo motociclistas que ignoram as leis de segurança.
A ideia surgiu após uma campanha televisiva de Georgiadis, ele próprio motociclista, focada na importância do uso do capacete. Insatisfeito com os resultados, o ministro propôs à federação local de proprietários de postos de combustível que se negassem a atender motociclistas sem capacete, um grupo que, segundo ele, representa a maioria dos condutores de motos na Grécia.
Resistência nos Postos
A proposta, no entanto, enfrenta resistência. Muitos proprietários de postos de gasolina argumentam que a medida transfere a responsabilidade da fiscalização das autoridades para os comerciantes. Além disso, questionam as multas que poderão ser aplicadas aos postos que venderem combustível para motociclistas sem capacete. Apesar das críticas, o Ministro do Desenvolvimento, Takis Theodorikakos, já elaborou uma emenda especial para ser votada no parlamento grego.
Se aprovada, a nova lei passará a integrar o código de trânsito grego. Isso significa que motociclistas sem capacete não poderão mais comprar gasolina, sendo compelidos a seguir a lei ou a estacionar suas motos. Uma alternativa seria trocar os veículos a combustão por scooters elétricas.
Theodorikakos, em reunião parlamentar, abordou as barreiras culturais e psicológicas ao uso do capacete: “Motociclistas são, geralmente, jovens, em uma fase em que se sentem invulneráveis”, disse. O ministro pediu apoio aos legisladores, ressaltando o compromisso do governo em reduzir lesões e mortes evitáveis.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a maioria dos países exige o uso de capacete para condutores e passageiros de motocicletas. Embora a Grécia possua essa lei, a fiscalização é falha, especialmente em áreas urbanas. Lesões na cabeça são comuns em acidentes de trânsito, resultando em traumas severos, incapacidades ou fatalidades.
O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) informa que cerca de metade dos estados dos EUA exige o uso de capacete para motociclistas. Em outros estados, a exigência é apenas para jovens. Três estados, Illinois, Iowa e New Hampshire, não possuem leis sobre o uso de capacete.