Guia

Golpe da CNH: SMS falsos de suspensão da carteira enganam motoristas

Motoristas brasileiros estão sendo vítimas de um novo golpe que utiliza mensagens SMS, WhatsApp e e-mail para simular a suspensão ou cassação da Carteira

Motoristas brasileiros estão sendo vítimas de um novo golpe que utiliza mensagens SMS, WhatsApp e e-mail para simular a suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Criminosos enviam notificações falsas, imitando a comunicação oficial dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), com um link que direciona a uma página fraudulenta. Essa página copia a aparência do portal GOV.BR, solicitando dados pessoais do motorista para uma suposta consulta.

Golpe da CNH: SMS falsos de suspensão da carteira enganam motoristas
Foto: Reprodução

Após o preenchimento, o site falso exibe informações inventadas sobre supostas infrações e a opção de “regularizar” a situação, induzindo a vítima a realizar um pagamento.

A Associação Nacional dos Detrans (AND) alertou para o golpe, relatando casos em 19 estados brasileiros. A AND destaca que os Detrans não utilizam SMS, WhatsApp ou e-mail para notificar sobre suspensões ou cassações da CNH. A comunicação oficial se dá principalmente por meio de correspondências enviadas pelos Correios, com aviso de recebimento (AR).

Para verificar o status da sua CNH, a AND recomenda o uso do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para Android e iOS, ou a consulta pelo site oficial do Detran do seu estado – acessado diretamente via busca na internet, e nunca através de links recebidos por mensagens.

Golpe da CNH: SMS falsos de suspensão da carteira enganam motoristas
Foto: Reprodução

Em caso de suspeita de golpe, denuncie à Ouvidoria do Detran ou às autoridades policiais. Não clique em links suspeitos em mensagens de texto ou e-mail.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.