A General Motors (GM) iniciou 2025 com um desempenho robusto no mercado dos Estados Unidos, registrando um aumento significativo nas vendas em comparação com o primeiro trimestre de 2024. Os números refletem um crescimento de 16,7%, saltando de 594.233 para 693.363 veículos entregues.
Todas as principais marcas da GM apresentaram ganhos, com destaque para a Chevrolet, que liderou o volume de vendas com 443.564 unidades, representando um aumento de 13,7%. A GMC também teve um desempenho notável, com um crescimento de 17,6%, impulsionado pelas vendas de caminhões e SUVs.

A Cadillac, que busca equilibrar sua imagem de luxo tradicional com a crescente demanda por veículos elétricos, registrou um aumento de 17,8%. No entanto, a grande surpresa foi a Buick, que obteve um aumento de quase 40%, impulsionada por crossovers renovados como o Envista e o Encore GX.
Destaque para as caminhonetes médias
As caminhonetes médias continuam sendo uma importante fonte de receita para a GM. A Chevrolet Colorado se destacou com um aumento de 73,3%, totalizando 25.856 unidades vendidas. Se esse ritmo de crescimento se mantiver ao longo do ano, será a primeira vez desde 2019 que a Chevrolet vende mais de 100.000 unidades da Colorado. A GMC Canyon também apresentou um bom desempenho, com um aumento de 65,9% em relação ao primeiro trimestre de 2024.
Curiosamente, o segmento de caminhões grandes da GM não teve o mesmo desempenho. A Silverado Light Duty registrou uma queda de 7,6%, enquanto a GMC Sierra equivalente teve um aumento de 14,4%. As versões HD da Sierra e da Silverado apresentaram crescimento. Por outro lado, o Terrain teve uma queda de 27,1% e o Blazer, uma queda de 12,6%.
Entre os modelos com desempenho menos favorável, o Corvette registrou uma queda de 20,8%. No entanto, a expectativa é que as vendas melhorem em breve, com o lançamento de uma versão renovada. A Cadillac Lyriq também teve uma queda de 25,9% em relação ao ano anterior, assim como o CT4 (-30%). A Renault, por exemplo, avalia o lançamento do Grand Koleos no Brasil para concorrer com BYD e GWM. Para ficar por dentro de outros lançamentos, você pode conferir a nova versão do Renault Kwid 2026.
Alguns modelos apresentaram variações percentuais significativas devido a fatores como o fim da produção (como o Camaro, com queda de 98,4%) ou o aumento da produção (como o Blazer EV, com aumento de 931%, e o Silverado EV e GMC Savana, ambos com aumento de mais de 120% em comparação com o primeiro trimestre de 2024). A Xiaomi EV ultrapassou 29 mil veículos entregues em março na China, mostrando o crescimento de outras montadoras no mercado.