A edição 2025 do prêmio North American Car, Truck, and Utility Vehicle of the Year consagrou três modelos de destaque no mercado automotivo: a Ford Ranger como Picape do Ano, o Volkswagen ID. Buzz na categoria de Veículo Utilitário do Ano e o Honda Civic Hybrid como Carro do Ano.
Realizado anualmente, o prêmio chega à sua 31ª edição, reconhecendo os melhores veículos disponíveis no mercado norte-americano.
Ford Ranger: A Picape do ano pelo quinto ano consecutivo
A Ford celebra mais uma vitória na categoria de picapes. Com a Ranger, a montadora conquista o título de Picape do Ano pelo quinto ano seguido. Antes, a marca já havia levado o prêmio com modelos como a F-Series Super Duty (2024), Maverick (2022), F-150 (2021) e F-150 Lightning (2023). Neste ano, a Ranger superou a concorrência, que incluía a Ram 1500 e a Toyota Tacoma.
Jim Baumbick, vice-presidente de operações de desenvolvimento de produto e qualidade da Ford, comentou: “Cinco anos consecutivos com uma picape Ford no topo é um reflexo direto do trabalho incrível da nossa equipe.”
Volkswagen ID. Buzz: Utilitário do ano em sua estreia na premiação
O Volkswagen ID. Buzz levou o título de Veículo Utilitário do Ano, desbancando o Chevrolet Equinox EV e o Hyundai Santa Fe. É a primeira vez que a Volkswagen conquista o prêmio nesta categoria. O ID. Buzz, com seu design que remete ao passado e motorização elétrica, tem recebido muitos elogios por sua combinação de nostalgia e inovação.
Honda Civic Hybrid: Carro do ano e mais um marco na eletrificação
O Honda Civic Hybrid garantiu o prêmio de Carro do Ano, marcando a quinta vitória da Honda nesta categoria. Modelos anteriores da marca que já foram premiados incluem o próprio Civic em 2022, 2016 e 2006, além do Accord em 2018. Nesta edição, o Civic Hybrid superou o Kia K4 e o Toyota Camry.
Josh Beckner, gerente assistente de vendas nacionais da Honda, ressaltou a importância do Civic Hybrid na estratégia de eletrificação da montadora. “Este prêmio reforça nosso compromisso com a transição para veículos mais sustentáveis.”
Os vencedores foram selecionados por um júri de 50 jornalistas automotivos de diversas organizações dos Estados Unidos. O processo de votação aconteceu em três etapas e os finalistas de cada categoria foram anunciados durante o Salão do Automóvel de Los Angeles, em novembro.
Em 2024, os vencedores foram o Ford F-Series Super Duty (Picape do Ano), Kia EV9 (Utilitário do Ano) e o Toyota Prius/Prius Prime Hatchback (Carro do Ano).
A edição 2025 do prêmio reafirma o compromisso das montadoras com o desenvolvimento de veículos que unem tecnologia, sustentabilidade e design, atendendo as demandas do consumidor contemporâneo.