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Ford aposta em elétricos com extensor de autonomia para impulsionar vendas

Sem detalhes específicos ainda sobre os futuros modelos ou datas de lançamento, a Ford anunciou o desenvolvimento de veículos elétricos equipados com extensores de autonomia

A Ford anunciou o desenvolvimento de veículos elétricos equipados com extensores de autonomia, buscando atrair um público maior e, consequentemente, aumentar suas vendas no mercado global. A montadora americana ainda não divulgou detalhes específicos sobre os futuros modelos ou datas de lançamento.

As vendas da divisão de veículos elétricos ‘Model e’ da Ford caíram 35% em 2024, principalmente por causa dos incentivos dados para aumentar a demanda pelo SUV médio Mustang Mach-E e pela picape F-150 Lightning nos Estados Unidos.

Ford aposta em elétricos com extensor de autonomia para impulsionar vendas
Foto: Divulgação/Ford

A divisão Ford Model e registrou um prejuízo de US$ 5,08 bilhões (US$ 8 bilhões) em 2024, após um prejuízo de US$ 4,7 bilhões (US$ 7,4 bilhões) no ano anterior. Atualmente, a Ford oferece modelos híbridos e híbridos plug-in, como a Ranger Plug-In Hybrid e a Transit Custom Plug-In Hybrid. No entanto, a empresa ainda não lançou um veículo híbrido com extensor de autonomia.

Segundo Jim Farley, CEO da Ford, a tecnologia será aplicada em SUVs e picapes. O sistema de extensor de autonomia (REX) garante tração exclusivamente elétrica, mas a energia para recarregar a bateria é gerada por um motor a combustão. Essa tecnologia já foi utilizada no BMW i3, gerando debates sobre sua classificação como veículo híbrido. Além disso, empresas como a Zeekr e Lynk & Co estão delineando planos para 2025 com foco em veículos elétricos e híbridos plug-in.

A principal vantagem dessa tecnologia é o aumento da autonomia, reduzindo a dependência de pontos de recarga. Jim Farley argumenta que a produção de veículos com extensores de alcance é mais acessível financeiramente do que a de elétricos puros: “Como não há transmissão, nem marchas, nem linha de transmissão, nem eixos duplicados, nem trem de força duplicado, o investimento incremental de instalação desse motor de combustão é mínimo para o cliente”, declarou durante a apresentação de resultados da Ford.

Farley mencionou o sucesso da chinesa Li Auto no mercado de SUVs premium com a tecnologia REX. De acordo com ele, os clientes percebem esses veículos como elétricos, e não como híbridos: “Ficamos realmente impressionados. Os clientes pensam nesses veículos como EVs (100% elétricos) e não como híbridos”, surpreende-se.

A indústria automotiva da China tem lançado diversos modelos com tecnologia de extensão de autonomia, enquanto a Mazda oferece o MX-30 R-EV em alguns países, equipado com um motor rotativo compacto. Além disso, a picape Ram 1500 Ramcharger chegará ao mercado dos Estados Unidos ainda este ano.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

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