A Ford anunciou o desenvolvimento de veículos elétricos equipados com extensores de autonomia, buscando atrair um público maior e, consequentemente, aumentar suas vendas no mercado global. A montadora americana ainda não divulgou detalhes específicos sobre os futuros modelos ou datas de lançamento.
As vendas da divisão de veículos elétricos ‘Model e’ da Ford caíram 35% em 2024, principalmente por causa dos incentivos dados para aumentar a demanda pelo SUV médio Mustang Mach-E e pela picape F-150 Lightning nos Estados Unidos.
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A divisão Ford Model e registrou um prejuízo de US$ 5,08 bilhões (US$ 8 bilhões) em 2024, após um prejuízo de US$ 4,7 bilhões (US$ 7,4 bilhões) no ano anterior. Atualmente, a Ford oferece modelos híbridos e híbridos plug-in, como a Ranger Plug-In Hybrid e a Transit Custom Plug-In Hybrid. No entanto, a empresa ainda não lançou um veículo híbrido com extensor de autonomia.
Segundo Jim Farley, CEO da Ford, a tecnologia será aplicada em SUVs e picapes. O sistema de extensor de autonomia (REX) garante tração exclusivamente elétrica, mas a energia para recarregar a bateria é gerada por um motor a combustão. Essa tecnologia já foi utilizada no BMW i3, gerando debates sobre sua classificação como veículo híbrido. Além disso, empresas como a Zeekr e Lynk & Co estão delineando planos para 2025 com foco em veículos elétricos e híbridos plug-in.
A principal vantagem dessa tecnologia é o aumento da autonomia, reduzindo a dependência de pontos de recarga. Jim Farley argumenta que a produção de veículos com extensores de alcance é mais acessível financeiramente do que a de elétricos puros: “Como não há transmissão, nem marchas, nem linha de transmissão, nem eixos duplicados, nem trem de força duplicado, o investimento incremental de instalação desse motor de combustão é mínimo para o cliente”, declarou durante a apresentação de resultados da Ford.
Farley mencionou o sucesso da chinesa Li Auto no mercado de SUVs premium com a tecnologia REX. De acordo com ele, os clientes percebem esses veículos como elétricos, e não como híbridos: “Ficamos realmente impressionados. Os clientes pensam nesses veículos como EVs (100% elétricos) e não como híbridos”, surpreende-se.
A indústria automotiva da China tem lançado diversos modelos com tecnologia de extensão de autonomia, enquanto a Mazda oferece o MX-30 R-EV em alguns países, equipado com um motor rotativo compacto. Além disso, a picape Ram 1500 Ramcharger chegará ao mercado dos Estados Unidos ainda este ano.