O futuro elétrico da Jaguar ganha forma! O sedã Type 00, modelo que promete ser um divisor de águas para a marca, foi flagrado em testes nas estradas nevadas da Suécia. Previsto para 2027, o veículo é a versão de produção do conceito Type 00, apresentado em Miami no final de 2024 e que gerou discussões acaloradas no mundo automotivo.
A própria Jaguar havia divulgado algumas imagens camufladas do protótipo, mas sem revelar muitos detalhes. Agora, as novas fotos mostram o sedã em todos os ângulos, inclusive a traseira, confirmando a ausência do vidro traseiro. A camuflagem pesada na área do teto e na parte onde o vidro traseiro seria instalado confere ao protótipo uma aparência mais conservadora do que o esperado.
![Flagrado em testes na Suécia, sedã elétrico Type 00 da Jaguar deve chegar em 2027 2 Flagrado em testes na Suécia, sedã elétrico Type 00 da Jaguar deve chegar em 2027](https://portaln10.com.br/fipecarros/wp-content/uploads/2025/02/Jaguar-Type-00-Spy-shots-00024-1536x1025-1-1280x854.webp)
Espera-se que a versão final apresente um design mais arrojado, com uma linha de teto mais fluida e uma traseira elegante. O lançamento oficial está previsto para o segundo semestre deste ano, com as vendas programadas para 2026, a menos que o design da coluna C/D com efeito flying buttress seja mantido.
As imagens também revelam as proporções do veículo. Ao contrário da maioria dos EVs, que possuem longas distâncias entre eixos e rodas posicionadas nos cantos, a Jaguar optou por replicar as proporções de um sedã ou GT clássico, com motor dianteiro e tração traseira.
Um detalhe interessante é a grande porta de carregamento, localizada entre a porta dianteira e a roda. Não se sabe o motivo do tamanho, mas há uma de cada lado do veículo. As maçanetas são embutidas e as linhas indicam que o sedã terá um design liftback.
Ainda não foram revelados detalhes sobre a dianteira e a traseira, mas, a julgar pela reação ao conceito, esses são os pontos que precisam de mais atenção antes do lançamento.
O interior também permanece um mistério. A expectativa é que a Jaguar divulgue mais informações sobre o conjunto mecânico em breve. A marca tem como meta uma autonomia de até 770 km (WLTP) e um sistema de carregamento ultrarrápido, capaz de adicionar 321 km em apenas 15 minutos.