A Fiat prepara uma novidade para o mercado brasileiro que promete agitar o segmento de compactos. O novo modelo, ainda sem nome definitivo, utilizará a plataforma do Fiat Grande Panda europeu para substituir, de uma só vez, o Argo e o Mobi.
De acordo com Autoesporte e Autos Segredos, as primeiras unidades do novo modelo da Fiat devem começar a rodar com as carrocerias finais entre maio e junho deste ano, mas é bem possível que elas venham com uma camuflagem bem visível para esconder o design definitivo do carro.
Um dos maiores mistérios em torno do lançamento é a sua nomenclatura. Rumores indicam que o nome Argo pode ser mantido, com o modelo sendo chamado de “Novo Argo”. Segundo fontes internas da Fiat, a utilização do nome Panda é pouco provável, devido à baixa aceitação em pesquisas de mercado.

O nome Panda, embora importante para a Fiat italiana como símbolo de veículo acessível, nunca foi popular no Brasil. A marca também não descarta o nome Uno, mas a probabilidade maior é de que o novo carro seja mesmo batizado como “Novo Argo”, buscando dar continuidade à linha de produtos da empresa no país.
Apesar da inspiração no Grande Panda europeu, o modelo brasileiro terá um visual próprio. As inscrições “Panda” nas laterais das portas serão substituídas por um acabamento liso. A engenharia brasileira da Stellantis terá liberdade criativa no desenvolvimento do design, mas algumas fontes indicam que o visual será bem próximo ao do Grande Panda.

O novo compacto da Fiat utilizará a plataforma Smart Car, a mesma do Citroën C3 e do Peugeot 208. Essa base, originalmente desenvolvida pela PSA (Peugeot Société Anonyme), permite o uso de motores aspirados, turbinados, híbridos-leves e até 100% elétricos.
No Brasil, o modelo virá com motor 1.0 Firefly, que entrega 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. Também há a expectativa de versões mais caras, com a mesma tecnologia híbrida leve encontrada no Fiat Pulse, Fastback e nos próximos Peugeot 208 e 2008 GT.
Para quem busca opções mais acessíveis para pessoas com deficiência, a Fiat anuncia Pulse Impetus Hybrid com super desconto de R$ 16.296 para PcD. A versão topo de linha deverá ser equipada com o motor T200 Hybrid, de 130 cv e 20,4 kgfm de torque.