A marca de veículos elétricos *eπ*, da gigante automotiva chinesa Dongfeng, anunciou um acordo de cooperação com a Huawei, empresa líder em tecnologia, visando o desenvolvimento conjunto de uma nova linha de veículos elétricos de média e alta gama. A parceria estratégica tem como principal objetivo aumentar o volume de vendas da *eπ* no mercado chinês, onde a marca ainda busca se firmar diante da forte concorrência.
A Dongfeng lançou a marca *eπ* em 2023, buscando ingressar no segmento de carros elétricos semi-premium e veículos com extensor de alcance. As entregas dos modelos começaram em março de 2024, com a linha atual composta pelo sedã *eπ 007* e o crossover *eπ 008*.
No entanto, as vendas totais da marca atingiram 45.447 unidades no último ano, um número significativamente inferior em comparação com as 385.904 unidades vendidas pela Aito, marca da Seres em parceria com a Huawei. Diante desse cenário, a Dongfeng decidiu aprofundar a colaboração com a gigante de tecnologia para fortalecer sua posição no mercado.
Esta não é a primeira vez que Dongfeng e Huawei trabalham juntas. Anteriormente, a Huawei já forneceu sistemas operacionais e ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) para as marcas M-Hero e Voyah, também pertencentes à Dongfeng. O modelo mais recente fruto dessa cooperação é a minivan Voyah Dream, que teve um aumento notável nas vendas após sua atualização em setembro de 2024. Enquanto o modelo anterior vendeu 23.754 unidades entre janeiro e agosto, a versão atualizada comercializou 31.363 unidades nos quatro meses seguintes.
A bem-sucedida colaboração prévia com a Huawei motivou a Dongfeng a firmar um novo acordo com a marca *eπ*. O acordo, assinado em 22 de janeiro, abrangerá o desenvolvimento de produtos, marketing e serviços de ecossistema para carros inteligentes. O objetivo final da parceria é “criar a melhor experiência de viagem inteligente com base nas necessidades dos usuários”.
Na prática, essa parceria significa que os veículos *eπ* adotarão o sistema de assistência ao condutor Huawei Qiankun, que promete um desempenho próximo ao de um motorista humano experiente. O sistema oferece suporte para o recurso de Assistência de Cruzeiro com Navegação (NCA), do estacionamento ao estacionamento, exigindo apenas a observação do motorista.
Além disso, Huawei e *eπ* desenvolverão em conjunto uma série de veículos de novas energias de médio a alto padrão, o que permitirá ampliar a linha de modelos da marca.
A Dongfeng também firmou um acordo de cooperação com a Hesai, fabricante de sensores LiDAR, em janeiro de 2025. O acordo prevê a adoção dos sensores ATX da Hesai em diversos veículos da Dongfeng. Os sensores possuem 256 linhas, alcance de até 300 metros e dimensões compactas (100/100/25 mm). Com esses avanços, os sistemas ADAS dos carros da Dongfeng, incluindo os modelos *eπ*, devem ganhar ainda mais recursos.
Ainda não foi divulgado o modelo exato de cooperação entre Huawei e *eπ*. A Huawei oferece três opções de parceria: a primeira, com menor participação, onde fornece apenas componentes e o sistema operacional; a segunda, “Huawei Inside”, onde disponibiliza soluções inteligentes completas; e a terceira, a criação de uma marca conjunta.
A expectativa é que a *eπ* e a Huawei adotem o segundo modelo, com foco na construção de carros com tecnologia “Huawei Inside”. A criação de mais uma marca dentro do grupo Dongfeng é considerada improvável, especialmente devido ao ritmo de vendas atual da *eπ*.