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Dacia Sandero terá versão 100% elétrica em 2027, confirma CEO

O modelo mais vendido da Dacia, o Sandero, ganhará uma versão totalmente elétrica até o final de 2027, afirma Denis Le Vot, CEO da marca

A Dacia, conhecida por seus veículos acessíveis, prepara-se para um marco importante na sua história: a eletrificação do seu modelo mais vendido, o Sandero. Denis Le Vot, CEO da marca, confirmou que o carro compacto ganhará uma versão totalmente elétrica até o final de 2027. Essa novidade representa um grande passo para o modelo, que se consolidou no mercado europeu por seu equilíbrio entre preço e praticidade.

Embora detalhes específicos sobre o Sandero EV ainda não tenham sido divulgados, a Dacia planeja expandir sua linha de elétricos na próxima década, com lançamentos anuais de mais de dois modelos. Atualmente, o único carro 100% elétrico da marca é o compacto Spring, fabricado na China. As vendas desse modelo caíram 63% no último ano, devido ao fim de subsídios na França e às tarifas europeias sobre veículos elétricos chineses.

Dacia Sandero terá versão 100% elétrica em 2027, confirma CEO
Foto: Divulgação/Dacia

A Renault, empresa-mãe da Dacia, já está desenvolvendo tecnologias que poderão ser utilizadas no Sandero elétrico. Uma das possibilidades é a utilização da plataforma AmpR Small, já presente nos modelos Renault 4 e Renault 5.

Essa estratégia permitiria à Dacia acessar tecnologias mais maduras e reduzir os custos de produção. A marca, no entanto, continua com o foco principal em veículos a combustão interna, com modelos como Duster, Jogger e o recém-lançado Bigster já oferecendo versões híbridas completas.

Até 2025, a Dacia lançará versões híbridas e híbridas leves de 48 volts em toda a sua linha, incluindo novas opções com tração nas quatro rodas. Essa transição para a eletrificação é essencial para que o Grupo Renault cumpra as metas de emissões de CO2 estabelecidas pela União Europeia.

Dacia Sandero terá versão 100% elétrica em 2027, confirma CEO
Foto: Divulgação/Dacia

A Dacia, por ter uma gama mais voltada a motores a combustão, apresenta médias de emissões mais altas do que a Renault, o que torna o lançamento de modelos híbridos e elétricos ainda mais urgente para evitar multas significativas.

Segundo Le Vot, a aceitação do mercado em relação aos veículos elétricos e as decisões da Comissão Europeia sobre multas terão impacto direto no desempenho da marca em termos de emissões de CO2 em 2025. Ele ressaltou também que a Dacia está otimizando tecnologias para reduzir emissões, mesmo em veículos menos eficientes, como os com tração integral.

Dacia Sandero terá versão 100% elétrica em 2027, confirma CEO
Foto: Divulgação/Dacia

O mercado automotivo aguarda ansiosamente por mais detalhes sobre o Sandero EV, que promete ser um concorrente de peso no crescente mercado de carros elétricos acessíveis.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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