Notícias
Tendência

Comprador relata pressão da Tesla para aceitar Model Y em más condições

Com problemas no interior do veículo, um comprador de carro usado alega ter sido pressionado pela Tesla a aceitar um Model Y em péssimo estado

Um comprador de carros usados alega ter sido pressionado pela Tesla a aceitar um Model Y em péssimo estado. Ele afirma que a montadora não o deixou inspecionar o interior antes que ele concordasse em ficar com o veículo. Agora, ele espera que a Tesla resolva os problemas agora que o carro elétrico é oficialmente dele.

Comprar um carro usado quase sempre vem com seus próprios riscos. Muitos consumidores tentam mitigar esses riscos comprando diretamente de uma concessionária ou montadora. No caso de um desses clientes, seu carro dos sonhos acabou chegando em condições menos do que perfeitas e ele diz que “a Tesla não entregou o que eu paguei”. Sua história serve de alerta para que todos fiquemos atentos à forma como compramos carros.

Comprador relata pressão da Tesla para aceitar Model Y em más condições
Foto: Divulgação/Tesla

Política da Tesla de ‘Sem Fotos, Sem Reembolso’

Antes de entrar em detalhes, é importante entender como a Tesla lida com as vendas de veículos. Seja comprando um modelo novo, uma unidade seminova certificada ou um carro de demonstração, o processo é o mesmo: você faz seu pedido por meio do aplicativo ou site da Tesla, sem nunca ver fotos reais do carro específico. Em vez disso, tudo o que você recebe são imagens de estoque que parecem idênticas, independentemente da condição real do veículo.

Além disso, os compradores têm que pagar uma taxa não reembolsável adiantada. Para carros novos, são US$250. Para modelos usados, como o Model Y neste caso, o comprador teve que desembolsar uma taxa de transporte não reembolsável de US$500 mais um depósito de US$500. Em teoria, a Tesla afirma que esses veículos passam por um processo de inspeção.

Na prática, muitos proprietários da Tesla sabem que o controle de qualidade é sempre deixado para o comprador — mesmo para carros novos. O problema é tão comum que os entusiastas da Tesla criaram checklists detalhados para inspecionar seus novos veículos no momento da entrega, algo praticamente inédito com as montadoras tradicionais.

Um Tesla dos Sonhos se Transforma em um Pesadelo

O carro em questão é um Model Y 2022 com a tecnologia de direção autônoma total (Supervised) da Tesla já instalada. O comprador diz que possuir um Tesla sempre foi um sonho e que ele pensou que estava inicialmente conseguindo um bom negócio. Quando o carro elétrico que estava na garantia chegou, as coisas tomaram um rumo de pesadelo. Inclusive, o Tesla Model Y 2026 chegou ao mercado com atualizações importantes.

De acordo com um usuário do Reddit que postou sua experiência, o Model Y tinha arranhões e amassados tão ruins que ele queria rejeitar o carro imediatamente. Um arranhão sozinho tinha mais de dez centímetros de comprimento, ruim o suficiente para que até mesmo o representante da Tesla admitisse que estava fora dos padrões da empresa para um carro usado.

Ainda assim, o representante da Tesla o convenceu a seguir em frente, prometendo que a empresa resolveria os problemas. Lembre-se de que, se o comprador tivesse rejeitado o carro, teria perdido US$1.000, pois havia comprometido esse dinheiro como depósito e taxa de transporte.

Piora. O comprador afirma que o representante da Tesla também disse a ele que não tinha permissão para olhar dentro do carro até que concordasse em aceitar a entrega na concessionária. Quando ele deu uma olhada na cabine, as coisas ficaram nojentas. As viseiras têm o que só pode ser descrito como restos brutos do proprietário anterior. Esses não são os únicos problemas, no entanto.

Uma Lista de Problemas, Incluindo um Parafuso no Pneu!

Além dos danos cosméticos, o carro tinha vários problemas funcionais. De acordo com o autor da postagem, o ar condicionado está “quase não funcionando” e a câmera do lado direito está morta. Essa câmera não funcional significa que o Autopilot e o FSD não funcionarão. Aliás, a Tesla expande testes do sistema Full Self-Driving (FSD) para o México.

Para completar tudo, um dos pneus tem um parafuso gigante (!) e requer, no mínimo, um remendo. “Se eu soubesse que isso seria uma provação tão grande, teria alugado um Tesla novo ou escolhido um carro diferente”, disse o comprador.

Para o crédito da Tesla, parece que convenceu o comprador de que realmente limpará, reparará e, de outra forma, corrigirá o que está errado com o carro. Ao mesmo tempo, isso soa como uma experiência verdadeiramente ruim no mundo de comprar um carro usado da montadora que o fabricou.

Em notícias relacionadas, a Tesla Cybertruck seminova é leiloada após proprietários idosos desistirem da picape elétrica.

Comprador, Cuidado

Este é apenas um exemplo dos riscos de comprar um Tesla usado diretamente da empresa. Também destaca as frustrações do processo de vendas indiretas da Tesla. A lição para os compradores é clara: quando uma compra vem com taxas não reembolsáveis e nenhuma chance de inspecionar o carro antes, você está fazendo uma aposta — esperançosamente, valerá a pena.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.