A fabricante chinesa de veículos elétricos Neta Auto anunciou uma importante mudança em sua liderança. Horas após Zhang Yong negar sua renúncia ao cargo de CEO, a empresa confirmou sua saída, que assumirá um papel consultivo. O fundador e presidente da Neta Auto, Fang Yunzhou, assume o comando da empresa, em um movimento estratégico diante de desafios financeiros e operacionais.
A transição, anunciada em 6 de dezembro, foi comunicada diretamente por Fang aos funcionários, que assumiu a responsabilidade pelas dificuldades da empresa. Embora a Neta Auto tenha classificado a mudança como uma “manobra estratégica”, a decisão chega após semanas de especulações sobre o futuro de Zhang.
Durante sua gestão (2018-2024), ele desempenhou papel fundamental no crescimento da Neta Auto, que chegou a vender mais de 150.000 unidades em 2022. No entanto, em 2023, as vendas caíram 15%, acompanhadas de crescentes pressões financeiras e reestruturações internas.
Zhang, com vasta experiência na Chery New Energy e na Beijing Electric Vehicle Co (atualmente BIAC Bluepark), impulsionou a Neta Auto a se tornar um nome relevante no mercado chinês de EVs. Apesar do sucesso, a empresa ainda enfrenta dificuldades em alcançar a lucratividade.
Vale mencionar que, em 2023, Zhang figurou entre os mais bem remunerados da Neta, com ganhos superiores a 30 milhões de yuans (aproximadamente R$ 22 milhões, considerando uma taxa de conversão média), principalmente devido a pagamentos baseados em ações atrelados ao desempenho de vendas.
Fang Yunzhou agora precisa conduzir a empresa em um momento crucial. Em carta aos funcionários, ele apresentou um plano de reformas em seis pontos, focando na preparação para uma IPO, expansão internacional e otimização de custos. A meta é equilibrar as vendas entre o mercado interno e o externo até 2025, e alcançar a lucratividade em 2026.
Enquanto enfrenta a mudança de liderança, a Neta Auto buscou apoio financeiro para estabilizar suas operações. Investimentos estratégicos de entidades estatais, como o Nanning Industrial Investment Group, e subsídios do governo de Hong Kong ofereceram alívio temporário. Apesar disso, a empresa enfrenta crescentes disputas judiciais por dívidas não pagas, o que destaca sua situação delicada.
Fang afirmou que a Neta Auto superou seu “período mais perigoso” e planeja se reconstruir, focando em produtos com maior margem de lucro e competitividade no mercado global. O sucesso dessas reformas ainda é incerto, mas a mudança na liderança marca um ponto crítico na trajetória da empresa.