O mercado automotivo brasileiro iniciou 2025 com o Chevrolet Tracker na liderança de vendas entre os automóveis, consolidando sua posição na primeira quinzena de janeiro. O modelo abriu vantagem sobre o Fiat Argo, que se posicionou em segundo lugar.
Na sequência, o Chevrolet Onix aparece em terceiro, seguido de perto pelo Volkswagen Polo em quarto. A disputa acirrada continua com o Hyundai Creta, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross se mantendo próximos na lista dos mais vendidos. O Hyundai HB20 e o Fiat Cronos também figuram entre os dez primeiros, com o sedã da Fiat se destacando como o mais vendido em seu segmento, assim como o Argo entre os hatches.
O Honda HR-V fecha o top 10, deixando de fora modelos como o Fiat Mobi, Fiat Fastback, Jeep Compass, Fiat Pulse e Jeep Renegade, todos da Stellantis. Surpreendentemente, modelos chineses começam a ganhar espaço no ranking, com o BYD Song (sem especificar se as versões Pro, Plus e Premium estão agrupadas) entrando no top 20, seguido pelo Chevrolet Onix Plus, também de origem chinesa.
O Chery Tiggo 7 surge logo após, superado pelo rival da BYD, mas à frente do Volkswagen Nivus e do Haval H6, lanterninha dessa lista. Esse desempenho demonstra o avanço das marcas chinesas no mercado brasileiro, impulsionado por promoções e novas tecnologias.
Entre os comerciais leves, a Fiat Strada mantém a liderança geral, com a Fiat Toro e a Toyota Hilux logo atrás. A Volkswagen Saveiro aparece na sequência, seguida pela Ford Ranger e a Chevrolet S10, mostrando um equilíbrio entre as picapes. A Chevrolet Montana e a Ram Rampage também figuram entre os modelos mais vendidos nesse segmento.
O ranking de comerciais leves se completa com a Renault Master e a Fiat Fiorino, fechando o top 10. A van da Renault superou o furgão da Fiat, refletindo o impacto da atualização de motor. A Mitsubishi L200, em sua nova geração, já sente a pressão da recém-chegada Fiat Titano. Enquanto isso, a Renault Oroch mantém um bom desempenho, seguida pela Volkswagen Amarok e pela Nissan Frontier, esta última com emplacamentos mais lentos.
O Fiat Scudo se destaca, posicionando-se à frente do Renault Kangoo e do Fiat Ducato, com o Hyundai HR sendo o caminhão leve mais vendido. A picape grande Ram 3500, que se enquadra como um caminhão pela legislação, fecha a lista dos 20 comerciais leves mais vendidos.
Confira os 20 automóveis e 20 comerciais leves mais vendidos na primeira quinzena de janeiro de 2025:
Automóveis
- Tracker – 2.842 unidades
- Argo – 2.276
- Onix – 2.270
- Polo – 2.210
- Creta – 2.078
- Kicks – 1.960
- T-Cross – 1.951
- HB20 – 1.925
- Cronos – 1.923
- HR-V – 1.781
- Mobi – 1.754
- Fastback – 1.676
- Compass – 1.604
- Pulse – 1.534
- Renegade – 1.526
- Song – 1.469
- Onix Plus – 1.299
- Tiggo 7 – 1.204
- Nivus – 1.046
- Haval H6 – 986
Comerciais Leves
- Strada – 3.945 unidades
- Toro – 1.603
- Hilux – 1.591
- Saveiro – 1.551
- Ranger – 1.222
- S10 – 1.068
- Montana – 798
- Rampage – 646
- Master – 475
- Fiorino – 434
- L200 – 386
- Titano – 379
- Oroch – 317
- Amarok – 293
- Frontier – 230
- Scudo – 179
- Kangoo – 129
- Ducato – 124
- HR – 84
- Ram 3500 – 80