O Dacia Sandero, hatch compacto que fez sucesso no Brasil e ainda mantém sua relevância no mercado internacional, está prestes a ganhar uma nova geração. A marca já iniciou os estudos para o desenvolvimento do modelo, que deverá manter seu formato hatch e ser lançado em breve.
A nova geração do Sandero tem previsão para ser lançada por volta de 2027, e o modelo não pretende se render à crescente popularidade dos SUVs. David Durand, chefe de design da Dacia, confirmou em entrevista ao portal Autocar que o novo Sandero manterá a fórmula já conhecida, focando em amplo espaço interno, baixo consumo de combustível e acessibilidade.

O design da nova geração buscará inspiração nos recentes lançamentos da marca, como o Duster e o Bigster, com linhas que transmitam robustez e um comprimento aproximado de 4,10 metros. A plataforma CMF-B será atualizada e há estudos para uma inédita versão elétrica do Sandero, que usará a arquitetura CMF-B EV, a mesma dos Renault 4 e 5 elétricos.
A versão elétrica do Sandero deverá ter um preço competitivo, com recursos mais limitados como uma bateria de capacidade reduzida. A expectativa é que o modelo elétrico seja comercializado por cerca de 27 mil euros, o equivalente a aproximadamente R$ 167 mil. Com isso, o Sandero se posicionaria em um patamar abaixo de seus concorrentes diretos, como o Volkswagen Polo.

A Dacia planeja lançar a nova geração do Sandero inicialmente nos mercados europeus. No entanto, para quem esperava ver o Sandero de volta ao Brasil, a notícia não é tão boa. A Renault não deve apostar novamente no segmento de hatches compactos no Brasil, focando em modelos mais sofisticados e com maior potencial de retorno. A marca está, inclusive, testando um novo SUV para o mercado brasileiro.
Apesar da ausência do modelo 0km no mercado nacional, o Sandero continua relevante no exterior, prometendo manter suas características como um hatch acessível, espaçoso e econômico, além de adicionar uma opção elétrica para competir com os SUVs.
