A Chevrolet revelou o novo Spark EUV durante um evento especial no Brasil. O SUV elétrico é essencialmente um Baojun Yep Plus da China, com a marca da montadora estadunidense. O modelo deve compartilhar as mesmas especificações, oferecendo um preço mais acessível.
A Chevrolet encontrou uma maneira inteligente – e econômica – de aproveitar ao máximo sua joint venture SAIC-GM-Wuling, repaginando um dos EVs mais charmosos da China, o Baojun Yep Plus. O SUV urbano totalmente elétrico fez uma estreia inesperada durante um evento especial que comemorou o 100º aniversário da Chevrolet no mercado brasileiro.
O novo modelo, que será vendido no Brasil como Chevrolet Spark EUV, é basicamente um Baojun Yep Plus com o logotipo da Chevy na grade – sem outras mudanças significativas. Apesar de compartilhar o nome e as proporções compactas, o Spark EUV não tem absolutamente nada em comum com o Spark EV, o hatchback elétrico da Chevrolet que teve vida curta nos Estados Unidos entre 2013 e 2017, antes de ser substituído pelo Bolt.
Embora a GM não tenha revelado as especificações completas ou um cronograma de lançamento para o Spark EUV, o anúncio veio com uma promessa mais ampla: a empresa planeja introduzir 10 novos modelos no mercado brasileiro até 2025, com cinco deles classificados como lançamentos “principais”. O Spark EUV, dado seu potencial apelo e posicionamento, é provavelmente uma das adições mais significativas.
Com base nas dimensões do Baojun Yep Plus, com 3.996 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2.560 mm, o Spark EUV será a menor oferta da Chevrolet. Embora a linha Baojun Yep Plus inclua uma versão de cinco portas, uma variante de três portas e até um conceito de picape, não está claro se a Chevrolet planeja trazer alguma dessas versões alternativas ao mercado brasileiro junto com o modelo repaginado.
É provável que o Spark EUV adote seu trem de força diretamente do Baojun Yep Plus chinês, que possui um motor elétrico traseiro que entrega 101 cv (75 kW / 102 PS) e uma bateria de 41,9 kWh. Essa configuração oferece uma autonomia respeitável de 401 km no ciclo CLTC da China.
Internamente, o Baojun Yep Plus apresenta um cockpit digital moderno com telas duplas de 10,2 polegadas e sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) desenvolvidos pela fabricante de drones DJI. A adição de um conjunto extra de portas e uma cabine de quatro lugares mais espaçosa torna o Yep Plus significativamente mais prático do que seu irmão menor, ampliando seu apelo para um público mais amplo.
Talvez o aspecto mais atraente deste pequeno off-roader seja seu preço acessível. Embora a Chevrolet ainda não tenha revelado os preços brasileiros, o idêntico Baojun Yep Plus custa a partir de ¥93.800 (cerca de R$ 77.400) na China.
Além de apresentar o Chevrolet Spark EUV, a empresa também anunciou uma versão especial de 100 anos para o Onix, Tracker e S10, uma linha exclusiva projetada especificamente para o mercado brasileiro.
Nota: A foto principal mostra um Baojun Yep Plus com um logotipo da Chevrolet manipulado digitalmente. Imagens oficiais do Spark EUV ainda não foram divulgadas, mas o modelo fez sua estreia no evento recente.