O novo BYD Qin L EV, um sedã médio totalmente elétrico, mal chegou ao mercado chinês e já está fazendo sucesso. Segundo a própria montadora, foram mais de 10 mil pedidos (exatamente 10.089) só na primeira semana de vendas. Com esse resultado, o carro já desponta como uma das principais opções entre os elétricos voltados para famílias, especialmente na faixa de entrada até os modelos médios.
Um dos grandes atrativos do Qin L EV é a tecnologia embarcada. Ele é o primeiro carro elétrico na faixa de 100 a 150 mil yuans (o que dá entre US$ 13.900 e US$ 19.400) a contar com um sistema de 800 volts, algo normalmente visto apenas em modelos mais caros.

Construído sobre a nova plataforma e-Platform 3.0 Evo da BYD, o sedã chama atenção pelo visual inspirado em um dragão, que a marca chama de “Loong Face”. Ele mede 4,72 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,49 m de altura, com entre-eixos de 2,82 m. Comparado à versão híbrida Qin L DM-i, o modelo elétrico tem um estilo mais moderno e futurista, reforçando o visual de carro 100% elétrico.
O preço do Qin L EV vai de 119.800 a 139.800 yuans (entre US$ 16.500 e US$ 19.300). Todas as versões trazem o sistema inteligente de assistência ao motorista DiPilot 100, também chamado de “God’s Eye” C. A versão mais básica vem com motor elétrico traseiro de 110 kW (148 cv) e 220 Nm de torque, além da já conhecida bateria Blade da BYD, com 46,08 kWh, garantindo autonomia de até 470 km pelo ciclo chinês CLTC.
Já as versões intermediária e topo de linha recebem um motor mais potente, de 160 kW (215 cv) e 330 Nm, e uma bateria maior de 56,64 kWh, que eleva a autonomia para 545 km. Esses modelos também ganham uma central multimídia maior (15,6 polegadas contra 12 na versão básica), tomada externa para carregar outros equipamentos (VTOL) e carregamento rápido de até 103 kW – um ganho de 19 kW em relação ao modelo de entrada.
Os principais concorrentes do BYD Qin L EV são o Arcfox Alpha S5 e o Deepal SL03, ambos sedans médios elétricos em uma faixa de preço similar, oferecendo desempenho e especificações competitivas.
No entanto, o Alpha S5 se direciona para o segmento mais esportivo do mercado, com freios de alto desempenho com pinças de quatro pistões totalmente em alumínio e um spoiler traseiro ativo inteligente para aerodinâmica e frenagem aprimoradas. Vale lembrar que a guerra comercial global derruba ações de veículos elétricos em Hong Kong, impactando o cenário de competição.