A Porsche anunciou dois recalls distintos que afetam os modelos 911 de 2023 e 2025. As convocações são motivadas por potenciais falhas no sistema de iluminação e nos cintos de segurança traseiros, elevando o risco de acidentes e lesões.
Um total de 878 unidades do Porsche 911 2025 estão sendo chamadas para recall devido a um erro de software no módulo de controle eletrônico frontal. A falha pode resultar no ofuscamento de motoristas no sentido oposto, causado pelo facho baixo dos faróis.

De acordo com a montadora, 100% dos veículos inclusos no recall podem apresentar a anomalia. O problema se manifesta quando a luz de neblina traseira está ativada e a velocidade do veículo é inferior a 60 km/h.
Nestas condições, o farol baixo do lado do motorista se abaixa em 0,57°, gerando um desvio fotométrico que pode causar ofuscamento. A Porsche aprimora estratégia de eletrificação, mas neste caso, o problema está no software, não na parte elétrica diretamente.
A solução para este problema é relativamente simples: as concessionárias Porsche realizarão uma atualização do software do módulo de controle eletrônico frontal. A notificação aos proprietários está prevista para o início de abril.
Aperto inadequado em cintos de segurança do Porsche 911 2023
O segundo recall afeta 279 unidades do Porsche 911 ano/modelo 2023. Nestes veículos, os parafusos de fixação dos cintos de segurança traseiros podem não ter sido apertados corretamente. Com o tempo, a conexão pode se afrouxar e falhar em caso de colisão. Recentemente, também vimos um Recall: Ram 2500 e Jeep Grand Cherokee lideram lista de chamados no Brasil, mostrando que recalls são comuns em diversas marcas.
A Porsche atribui o problema a um erro de funcionários durante a instalação de mantas de butil-alumínio. A montadora tomou ciência da questão em agosto de 2023, mas inicialmente acreditava se tratar de um incidente isolado.

Após monitoramento contínuo e análise dos impactos potenciais de conexões de parafusos feitas incorretamente sobre a manta de butil-alumínio, a Porsche identificou 13 casos problemáticos na produção.
Os proprietários dos veículos afetados serão notificados em abril e instruídos a levar seus carros a uma concessionária. Os técnicos da Porsche irão inspecionar e apertar os parafusos dos cintos de segurança traseiros, além de reposicionar a manta de isolamento acústico de butil-alumínio, se necessário.