Notícias

Mercado americano vê queda na procura por veículos grandes e aumento por compactos

O mercado automotivo dos Estados Unidos, que por anos privilegiou SUVs e picapes grandes, agora assiste a um movimento de valorização dos modelos menores e mais acessíveis.

A conjuntura econômica nos Estados Unidos, marcada por altos preços de veículos e taxas de juros elevadas, tem levado os consumidores a repensar suas prioridades na hora da compra. O mercado automotivo, que por anos privilegiou SUVs e picapes grandes, agora assiste a um movimento de valorização dos modelos menores e mais acessíveis.

Dados da Motor Intelligence, divulgados pelo The Wall Street Journal, revelam um aumento expressivo de mais de 23% nas vendas de sedãs como Honda Civic e Nissan Sentra até novembro deste ano. Esse crescimento contrasta com o desempenho geral da indústria, que tem apresentado apenas pequenos avanços nas vendas totais. Enquanto isso, veículos maiores mostram sinais de desaceleração. As vendas de picapes grandes caíram 1,9% em 2024, e os SUVs médios registraram uma queda de 2,3%, segundo a Edmunds, site de pesquisa automotiva.

Honda Civic 2024
Foto: Divulgação/Fabio Sorocaba, SP

Essa mudança de preferência é atribuída, em grande parte, ao aumento dos custos de aquisição e manutenção dos veículos. O preço médio de um carro novo ultrapassou US$ 45 mil em novembro, conforme a J.D. Power. Adicionalmente, os consumidores enfrentam prêmios de seguro mais altos, custos de manutenção crescentes e taxas de financiamento elevadas. “Eles precisam de um veículo funcional, mas em um tamanho que caiba no orçamento”, afirmou Charles Chesbrough, economista sênior da Cox Automotive.

Marcas asiáticas como Honda, Toyota e Mazda, que mantiveram o foco em modelos compactos, têm se beneficiado dessa tendência. Modelos como o Mazda3 e o Honda HR-V registraram aumentos significativos nas vendas, evidenciando o renovado interesse por veículos compactos. De acordo com a Edmunds, a participação de mercado dos carros pequenos nos EUA subiu 16% até novembro, revertendo o declínio observado nos últimos anos.

Além dos sedãs, os SUVs compactos e subcompactos também ganharam destaque, com um aumento de 11,5% nas vendas no mesmo período. Esses veículos, que oferecem uma posição de condução mais elevada e versatilidade em um formato menor, agora representam 27% das vendas totais no mercado americano, um aumento significativo em relação aos 22% registrados antes da pandemia.

Honda HR-V tem reajuste de até R$ 2.700 em toda a linha
Foto: Reprodução/Valcar Veiculos São Paulo, SP

Embora os SUVs grandes continuem a ter um bom desempenho, analistas acreditam que isso se deve à necessidade de muitas famílias por veículos espaçosos, e não necessariamente por preferência. Para consumidores mais sensíveis aos preços, as opções menores estão se mostrando mais atraentes.

Entretanto, encontrar carros realmente acessíveis tem se tornado cada vez mais desafiador. Segundo a Edmunds, o número de veículos com preço inicial abaixo de US$ 25 mil caiu de 45 modelos em 2019 para apenas 11 este ano. Isso reflete uma mudança nas estratégias das montadoras, que têm optado por lançar SUVs menores e mais acessíveis, em vez de investir em carros compactos tradicionais. A General Motors, por exemplo, descontinuou quase todos os sedãs da marca Chevrolet nos EUA, mas obteve sucesso com o SUV subcompacto Chevrolet Trax, cujo preço inicial gira em torno de US$ 20 mil. As vendas do modelo aumentaram quase 89% até novembro.

Apesar do sucesso de alguns modelos, muitos concessionários ainda enfrentam dificuldades para atrair consumidores sensíveis ao preço. Adam Lee, presidente da rede Lee Auto Malls, observou que picapes e SUVs grandes estão ficando mais tempo nos estoques, enquanto os clientes pedem opções mais baratas. “Infelizmente, as montadoras cortaram os modelos mais econômicos de seus catálogos”, lamentou Lee. “Elas agem como um rebanho de ovelhas, todas seguindo a mesma direção até o precipício.”

O futuro do mercado automotivo nos EUA dependerá da capacidade das montadoras de equilibrar suas ofertas, atendendo tanto os consumidores que buscam SUVs grandes e luxuosos quanto aqueles que precisam de opções mais acessíveis e práticas em um cenário econômico desafiador.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.