O BYD Seal EV foi eleito o Carro Elétrico do Ano no Japão, marcando o segundo ano consecutivo em que a BYD recebe este prêmio. No ano anterior, o BYD Dolphin EV já havia conquistado o título. O Honda N-VAN e: e o Hyundai IONIQ 5 N ficaram logo atrás na premiação.
Anteriormente, o BYD Seal já havia sido reconhecido como um dos “Dez Melhores Modelos” do Carro do Ano no Japão 2024-2025, um prêmio concedido pelo Comitê de Seleção do Carro do Ano no Japão.

Lançado no Japão em 2024, o BYD Seal EV oferece versões com tração traseira e integral. A EVsmart, organizadora do prêmio, elogiou o Seal EV, destacando que o modelo recebeu aprovação unânime tanto do público quanto da indústria, devido ao seu design atraente e desempenho abrangente. A EVsmart afirmou:
“O BYD Seal EV não apenas demonstra o excelente desempenho dos modelos puramente elétricos, mas também estabelece um padrão industrial com sua experiência de condução de alta qualidade.”
O BYD Seal EV é um sedã de quatro portas com as seguintes dimensões: 4800 mm de comprimento, 1875 mm de largura, 1460 mm de altura e uma distância entre eixos de 2920 mm. Seu design foi inspirado nas formas de animais marinhos.

O veículo é equipado com uma bateria BYD Blade de 82,56 kWh. A versão com tração integral acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos (5,9 segundos para as versões com tração traseira). Todos os modelos vêm de fábrica com um sistema avançado de assistência ao condutor, segundo a EVsmart.
O BYD Seal EV 2025 oferece autonomias de 510 km, 650 km e 600 km, conforme a configuração. Em carregamento rápido, leva 20 minutos para recarregar de 30% a 80%.
O interior do Seal EV apresenta um painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas, uma tela de controle central flutuante de 15,6 polegadas, um W-HUD (visor heads-up) e um volante de base plana, tudo alimentado pelo sistema DiLink 6.0. Considerando a inovação em seus veículos, vale a pena conferir como a BYD inova com drone integrado e estação de recarga em seus veículos.
Liu Xueliang, gerente geral da divisão de vendas automotivas da BYD Ásia-Pacífico e presidente da BYD Japão, anunciou na Conferência de Estratégia de Negócios do Japão, em Tóquio, que a BYD planeja lançar seu primeiro veículo híbrido plug-in no Japão ainda este ano, além de lançar novos modelos anualmente, abrangendo veículos puramente elétricos e híbridos plug-in.

Em outro desenvolvimento, dados recentes indicam que a CATL e a BYD mantiveram suas posições como os dois maiores fabricantes mundiais de baterias para veículos elétricos em janeiro de 2025.
O uso global de baterias para veículos elétricos totalizou 64,3 GWh em janeiro, um aumento de 25,7% em relação aos 51,2 GWh registrados no mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados divulgados pela empresa de pesquisa de mercado sul-coreana SNE Research.
As instalações de baterias para veículos elétricos da CATL em janeiro foram de 25,0 GWh, um aumento de 25% em relação aos 20,0 GWh de janeiro de 2024.
A gigante chinesa de baterias continuou a ocupar o primeiro lugar no mundo em janeiro, com uma participação de 38,9%, mantendo-se como a única fornecedora de baterias no mundo com uma quota de mercado superior a 30%. A ascensão da marca pode ser observada nas vendas de veículos elétricos na China que disparam 82% em fevereiro, impulsionadas pela BYD.
A BYD instalou 10,9 GWh de baterias de energia em janeiro, um aumento de 42,6% em relação aos 7,6 GWh em 2024. A empresa ficou em segundo lugar em janeiro, com uma participação de 16,9%, acima dos 14,9% em janeiro de 2024.