O mercado de veículos elétricos (VE) na Tailândia registrou 70.137 unidades emplacadas em 2024, apresentando uma leve retração de 8,1% em relação ao ano anterior. Apesar da queda, a penetração dos elétricos no mercado tailandês atingiu 14,0%. Um dado que chama atenção é o domínio das marcas chinesas no ranking de vendas: sete das dez marcas mais vendidas são da China.
A BYD lidera o mercado de veículos puramente elétricos na Tailândia, respondendo por mais de um terço das vendas totais. Em seguida, a MG e a Neta completam o pódio, consolidando a presença chinesa no setor de elétricos tailandês.
Confira o ranking das 10 marcas de veículos elétricos mais vendidas na Tailândia em 2024:
- BYD: 27.005 unidades (38,5% de participação de mercado)
- MG: 9.081 unidades (12,9% de participação de mercado)
- Neta: 7.969 unidades (11,4% de participação de mercado)
- Changan: 5.912 unidades (8,4% de participação de mercado)
- GAC Aion: 5.185 unidades (7,4% de participação de mercado)
- Tesla: 4.121 unidades (5,9% de participação de mercado)
- GWM Ora: 3.231 unidades (4,6% de participação de mercado)
- Volvo: 2.563 unidades (3,7% de participação de mercado)
- BMW: 1.483 unidades (2,1% de participação de mercado)
- SGMW Wuling: 711 unidades (1,0% de participação de mercado)
Desde o lançamento do Atto 3 na Tailândia, em outubro de 2022 (com início das vendas em novembro do mesmo ano), a BYD tem mantido a liderança no segmento de veículos elétricos por pelo menos 18 meses. Atualmente, um em cada três veículos elétricos vendidos no país é da marca chinesa.
Historicamente, montadoras japonesas como Honda, Toyota, Nissan e Isuzu detinham mais de 90% do mercado automotivo tailandês. A estratégia da BYD é usar a Tailândia como ponto de partida para expandir sua presença no Sudeste Asiático.
Em Singapura, por exemplo, a BYD conquistou a liderança geral de vendas no ano passado, superando a Toyota. Em 2024, as vendas da BYD saltaram de 1.416 unidades em 2023 para 6.191 unidades, garantindo 14,4% de participação de mercado, segundo dados de emplacamentos divulgados pela Land Transport Authority de Singapura.
A Toyota ficou em segundo lugar com 5.736 veículos vendidos, seguida por BMW (5.042 veículos) e Mercedes-Benz (4.887 veículos). A Tesla também alcançou a marca de quatro dígitos em vendas pela primeira vez, com 2.384 veículos emplacados em 2024, um aumento significativo em relação aos 940 de 2023.
Além de Singapura, a BYD também ultrapassou a Toyota no mercado de veículos elétricos no Japão em 2024, com 2.223 unidades vendidas, um aumento de 54% em relação ao ano anterior. As vendas de veículos elétricos da Toyota, por outro lado, caíram 30%, para apenas 2.038 unidades.