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BYD lança seus carros-bandeira Han L e Tang L: tecnologia e cultura chinesa em foco

A BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo, apresentou seus novos modelos Han L e Tang L no mercado chinês

A BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo e líder de vendas na China em 2024 com 4,27 milhões de unidades comercializadas (incluindo 433 mil exportações), apresenta seus novos carros-bandeira: os modelos Han L e Tang L. Segundo o diretor de operações da BYD, He Zhiqi, esses lançamentos reforçam o compromisso da marca com a qualidade e a expansão no mercado.

Sucessores dos modelos Han e Tang, ambos extremamente populares na China, os novos veículos fazem parte da série Dynasty da BYD, inspirada na cultura e história chinesa. O Tang, lançado em 2015, foi o segundo modelo da série, enquanto o Han estreou em 2020.

BYD lança seus carros-bandeira Han L e Tang L: tecnologia e cultura chinesa em foco
BYD Han Foto: Divulgação

Ambos foram responsáveis por marcos importantes para a marca: o Tang foi o primeiro SUV chinês NEV com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos, e o Han foi o primeiro carro chinês a atingir a mesma velocidade em aproximadamente 3 segundos.

A BYD destaca que a série Dynasty – que inclui os modelos Han, Tang, Song, Qin, Yuan e Xia – reflete uma “estética de ponta” da cultura chinesa, tendo acumulado 7 milhões de vendas em dez anos, segundo Lu Tian, Gerente Geral da divisão de vendas da BYD Dynasty. Os nomes Han L e Tang L remetem a duas importantes dinastias chinesas conhecidas por sua prosperidade.

Design inspirado na cultura chinesa

O chefe de design da BYD, Wolfgang Egger, descreve os Han L e Tang L não apenas como carros, mas como “portadores da cultura chinesa”. Eles incorporam a mais recente filosofia da linguagem de design Dynasty, com a nova geração do design Loong Face (anteriormente chamado de Dragon Face).

BYD lança seus carros-bandeira Han L e Tang L: tecnologia e cultura chinesa em foco
BYD Tang Foto: Divulgação

Elementos como o “Dragon Mustache”, uma peça cromada tridimensional na grade frontal, e lanternas traseiras inspiradas em asas de fênix (Han L) e na técnica chinesa de tecelagem de bambu (Tang L), são exemplos dessa inspiração.

A pintura, com efeito semelhante à porcelana, e os pilares D com formato que remete a pinceladas de tinta completam o visual. O interior, com design vertical e horizontal, prioriza a amplitude, o conforto e novos materiais de acabamento, sendo inspirado na estética das vestes tradicionais chinesas.

Dimensões e espaço interno

O BYD Han L apresenta dimensões generosas: 5050 mm de comprimento, 1960 mm de largura e 1505 mm de altura, com entre-eixos de 2970 mm. Em comparação com o modelo anterior, é 10 mm mais longo, 50 mm mais largo e 10 mm mais alto. O espaço interno chama a atenção, com 1531 mm de espaço para os ombros na primeira fileira e 1484 mm na segunda.

Já o BYD Tang L mede 5040 mm de comprimento, 1996 mm de largura e 1760 mm de altura, com entre-eixos de 2950 mm. Comparado ao seu antecessor, ele é 170 mm mais longo, 46 mm mais largo e 35 mm mais alto.

A versão SUV oferece configuração de sete lugares (2+3+2) e um porta-malas com capacidade variável: 675 litros com a terceira fileira ocupada, 960 litros com a terceira fileira rebatida e 1960 litros com a segunda e a terceira fileiras rebatidas (440 litros a mais que o modelo anterior).

BYD lança seus carros-bandeira Han L e Tang L: tecnologia e cultura chinesa em foco
BYD Tang Foto: Divulgação

Trens de força

As versões totalmente elétricas dos Han L e Tang L oferecem potências de 500 kW (670 cv) para tração traseira e até 810 kW (1085 cv) para tração integral. As variantes híbridas plug-in utilizam os sistemas DM-i e DM-p, combinando um motor a combustão de 1,5 litro e 115 kW (154 cv) com um ou dois motores elétricos de 200 kW (268 cv) cada.

A tração integral das versões elétricas conta com o motor TZ210XYW, um motor síncrono de ímã permanente de 580 kW (777 cv), considerado o segundo mais potente do mundo, atrás apenas do do Koenigsegg Gemera. Este motor apresenta uma velocidade de rotação máxima de 30.000 rpm, um reflexo da capacidade da equipe de P&D da BYD, com 110.000 engenheiros.

Os modelos Han L e Tang L chegarão ao mercado chinês com preços iniciais em torno de 300.000 yuans (aproximadamente US$ 40.950), demonstrando o controle de custos da BYD. A expectativa é que, posteriormente, os veículos sejam lançados em mercados internacionais, consolidando sua posição como “portadores da cultura chinesa”.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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