Um estudo realizado na Austrália pela Compare the Market elegeu o BYD Dolphin como o veículo elétrico (VE) mais sustentável entre 25 modelos de entrada analisados. O hatch compacto da montadora chinesa obteve uma pontuação geral de 8,23 em um índice que considerou quatro fatores cruciais para a avaliação ambiental dos veículos.
A metodologia da Compare the Market levou em conta: a classificação do Green NCAP, a eficiência energética declarada, o tamanho da bateria e o tipo de bateria. A pontuação do Green NCAP, um índice que avalia a emissão de poluentes, a eficiência energética e as emissões de gases de efeito estufa, considerando a matriz energética, foi um fator determinante, embora tenha limitado o estudo a apenas 25 modelos devido à disponibilidade de dados.
A eficiência energética, baseada nos dados de consumo de energia do ciclo combinado WLTP fornecidos pelo banco de dados EV Database, foi outro fator importante. Neste caso, quanto menor a pontuação, melhor, indicando menor consumo de energia por 100 km.
O tamanho mínimo da bateria bruta dos veículos também influenciou a classificação, com pontuações mais baixas favorecendo baterias menores, sob a premissa de que menores baterias exigem menos recursos na sua produção.
Por fim, o tipo de bateria foi considerado: baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) receberam a pontuação máxima (10), enquanto baterias de íons de lítio NCM (com cátodos de níquel-manganês-cobalto ou níquel-cobalto-alumínio) receberam pontuação 5, refletindo preocupações com a sustentabilidade da extração de cobalto e níquel.
Apesar da classificação do BYD Dolphin como o VE mais ecológico, a Compare the Market faz ressalvas importantes. A avaliação não considera o ciclo de vida completo do veículo, incluindo a produção e o descarte, e destaca que a matriz energética chinesa, de onde se origina o Dolphin, não é totalmente limpa. Além disso, o próprio Green NCAP, apesar do nome, apresenta limitações, avaliando apenas o índice de ar limpo, o índice de eficiência energética e o índice de gases de efeito estufa.
Outros veículos elétricos que integraram o Top 5 do ranking foram o Dacia Spring, também de origem chinesa, o BYD Atto 3 e o GWM Ora 03 (Ora Good Cat).
Para mais detalhes sobre a metodologia e os resultados completos do estudo, acesse Compare the Market.