A gigante chinesa BYD ascende no mercado de elétricos enquanto a Tesla registra sua primeira queda de vendas em uma década, intensificando a competição no setor automotivo.
O ano de 2024 marcou uma mudança no cenário dos veículos elétricos. Após um período de crescimento constante, a Tesla experimentou uma queda de 1,1% em suas vendas globais, totalizando 1,79 milhão de unidades emplacadas. Apesar do volume expressivo, especialistas apontavam para um crescimento maior, tornando essa retração um ponto de atenção para a montadora.
Um dos principais fatores para a desaceleração da Tesla é a crescente influência da BYD. A montadora chinesa comercializou 4,25 milhões de veículos de passeio em 2024, com 1,76 milhão sendo totalmente elétricos. Esse desempenho representou um aumento de 41% em relação ao ano anterior, mostrando a agressividade da BYD no mercado global.
A BYD tem se destacado por sua estratégia agressiva, impulsionada por subsídios governamentais chineses. No mês de dezembro de 2024, a empresa vendeu 207 mil veículos elétricos, aproximando-se da Tesla, que emplacou 237 mil unidades no mesmo período. A disputa acirrada sinaliza um 2025 de desafios para o CEO da Tesla, Elon Musk.
A situação se complica ainda mais para a Tesla com a postura do presidente dos EUA, Donald Trump, que não tem demonstrado apoio a incentivos fiscais para veículos elétricos. A ausência desses créditos federais pode impactar negativamente o desempenho da marca no mercado norte-americano. Por outro lado, o afrouxamento das regulamentações para veículos autônomos pode beneficiar os planos da Tesla nessa área.
Apesar dos desafios, Elon Musk mantém otimismo para 2025, projetando um crescimento de 20% a 30%. A principal aposta da Tesla é o lançamento de um novo modelo elétrico mais acessível no primeiro semestre do ano. No entanto, a ascensão da BYD e suas estratégias agressivas representam um alerta para a Tesla, que precisará inovar para manter sua liderança.
A BYD revelou um novo sedã elétrico chamado e7, que se posiciona como uma opção mais acessível em relação ao modelo Seal. O e7 se destaca por seu peso relativamente leve, com versões de 1499 kg e 1566 kg, dimensões de 4780 mm de comprimento, 1900 mm de largura e 1515 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2820 mm.
A semelhança do e7 com o Seal, incluindo as dimensões, sugere que o novo modelo é uma versão mais econômica. A adoção de maçanetas tradicionais em vez de ocultas também contribui para a redução de custos. O e7 é equipado com um motor elétrico de 100 kW de potência, alcançando uma velocidade máxima de 150 km/h. O modelo utiliza a bateria blade de fosfato de ferro-lítio da BYD e rodas de 16 polegadas. Acredita-se que o e7 seja destinado a táxis e serviços de transporte por aplicativo.