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BMW iX3 Elétrico estreia em Munique e lidera ofensiva de 40 novos modelos até 2027

Com estreia no IAA Mobility, em Munique, no início de setembro de 2025, a BMW revelou detalhes ambiciosos sobre sua futura linha de veículos

A BMW revelou detalhes ambiciosos sobre sua futura linha de veículos durante a conferência anual do BMW Group para 2025. O destaque principal foi a confirmação oficial do nome do seu primeiro SUV da plataforma Neue Klasse: o BMW iX3, que fará sua estreia no IAA Mobility, em Munique, no início de setembro de 2025. Este modelo será o pioneiro na tão aguardada arquitetura Neue Klasse da empresa.

Além do iX3, a BMW anunciou o lançamento de mais de 40 modelos novos ou reestilizados até 2027. Esses veículos contarão com opções de motorização elétrica, híbrida plug-in e a combustão, todos beneficiando do “DNA Neue Klasse”. Aliás, a BYD também tem investido em novas plataformas, com carregamento de alta potência.

BMW iX3 Elétrico estreia em Munique e lidera ofensiva de 40 novos modelos até 2027
Crédito da imagem: BMW

Oliver Zipse, presidente da BMW, descreveu 2025 como um “ano marco” para a empresa, apesar do cenário global instável. O lançamento do projeto Neue Klasse, começando com a nova geração do iX3, é um fator crucial para esse otimismo. Zipse descreveu o iX3 como “um modelo X típico e um BMW em todos os sentidos”.

A versão de produção do conceito Vision Neue Klasse X está nos estágios finais de desenvolvimento na África do Sul, juntamente com um sedan elétrico intimamente relacionado, que deve adotar o nome i3. Protótipos de pré-produção do iX3 já estão sendo produzidos na nova fábrica de Debrecen, na Hungria, desde o final do ano passado.

A produção em série do BMW iX3 começará em Debrecen no final de 2025, após sua estreia global em Munique no início de setembro. Um novo “sedan esportivo”, também baseado na arquitetura Neue Klasse, seguirá em 2026, posicionado como a contraparte totalmente elétrica do BMW Série 3.

Embora seu nome ainda não tenha sido confirmado, espera-se que seja chamado de i3, seguindo a convenção de nomenclatura estabelecida pelo i5/i7 e Série 7/Série 5. É interessante notar que a Tesla também planeja produzir modelos mais acessíveis para enfrentar a concorrência.

Zipse observou que os modelos Neue Klasse introduzirão melhorias na dinâmica de condução, tecnologia de transmissão, avanços em baterias, conceitos operacionais e digitalização, ao mesmo tempo em que apresentarão uma nova linguagem de design que “pulou uma geração”.

Ele também confirmou que “independentemente da tecnologia de acionamento, todos os futuros modelos BMW se beneficiarão das tecnologias da Neue Klasse – e, claro, da nova linguagem de design”. Modelos como o JAC Hunter, que ganhou uma versão elétrica, mostram a tendência de eletrificação em diferentes segmentos.

Entre os destaques dos modelos Neue Klasse estão:

  • BMW Panoramic iDrive: Interface com um display personalizável de pilar a pilar.
  • BMW eDrive de sexta geração: Trem de força e baterias de alta voltagem com tecnologia de 800 volts.
  • Nova arquitetura eletrônica: Quatro computadores de alto desempenho controlando as funções do veículo.

Em termos de desempenho e dinâmica de condução, Zipse mencionou o protótipo Vision Driving Experience como um sinal do que está por vir, descrevendo-o como “o protótipo de desenvolvimento mais poderoso que a BMW já construiu”, que “leva a dinâmica de condução aos seus limites físicos”.

Em 2024, a BMW atingiu “níveis máximos de P&D e investimento de capital”, em grande parte devido ao desenvolvimento dos modelos Neue Klasse. Esse investimento de € 18 bilhões, combinado com a “persistente demanda moderada na China” e problemas com o “Sistema Integrado de Freio (IBS) fornecido”, prejudicou os resultados financeiros da montadora.

Mais especificamente, o lucro líquido do BMW Group em 2024 foi reduzido para € 7,68 bilhões, marcando uma queda de 36,9% em relação ao ano anterior. Vale lembrar que a BMW tem enfrentado desafios como tarifas de importação em outros mercados.

O BMW Group (compreendendo BMW, Mini e Rolls-Royce) vendeu um total de 2.450.854 veículos em 2024, 4% a menos em comparação com 2023. No entanto, as vendas de modelos eletrificados aumentaram para 593.150 unidades (+4,8%), incluindo 426.536 BEVs (+13,5%). Isso significa que os BEVs representaram 17,4% do volume total de vendas do grupo no ano passado, acima dos 14,7% em 2023.

Zipse espera que as vendas do BMW Group aumentem em 2025, com uma redução planejada nos investimentos de capital para aumentar o fluxo de caixa. A empresa pretende manter seus níveis de lucro de 2024, apesar do aumento das tarifas.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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