A Bajaj, marca indiana de motocicletas, celebrou a produção de 10 mil unidades em sua fábrica localizada em Manaus (AM). A unidade, que iniciou suas operações em 25 de junho de 2024, atingiu o marco com uma Bajaj Dominar 400, modelo carro-chefe da marca no Brasil. A empresa iniciou suas atividades no país em setembro, comemorando a venda de 10 mil unidades no mercado nacional.
A fábrica da Bajaj em Manaus, que opera em parceria com a Dafra Motos, possui capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano. A operação da unidade é realizada em regime CKD (Complete Knock-Down), abrangendo os processos de preparação de kits, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.
Atualmente, a linha de produção da Bajaj em Manaus monta todos os quatro modelos disponíveis no mercado brasileiro: Dominar 160 (1.780 unidades produzidas), Dominar 200 (2.175 unidades), Dominar 250 (1.560 unidades) e Dominar 400 (4.485 unidades). A marca conta com 31 lojas espalhadas pelo país.
Segundo Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil, “Chegar às primeiras 10 mil motos produzidas em Manaus (AM), na primeira fábrica da marca fora da Índia, é um grande marco para a história da Bajaj do Brasil e da Bajaj Auto Limited”. Ferreira complementa que a meta da empresa sempre foi a produção local, e que este objetivo foi concretizado, entregando motocicletas com o “alto padrão de qualidade global da Bajaj”.
A operação da Bajaj no Brasil conta com mais de 200 pessoas, entre funcionários diretos e indiretos, e a empresa planeja expandir sua equipe ao longo de 2025. A expectativa é que o número de emplacamentos da marca dobre em 2024, superando as 11.087 unidades registradas até o momento.