A Audi introduziu uma nova geração de tecnologia híbrida leve, a MHEV plus, nos modelos A5 e Q5, construídos sobre a plataforma Premium Platform Combustion (PPC). O sistema, que combina um gerador de trem de força (PTG), um alternador de partida por correia (BAS) e uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 48 volts, visa otimizar a eficiência e o desempenho.
Geoffrey Bouquot, membro do Conselho de Administração para Desenvolvimento Técnico da Audi AG, afirma que a nova tecnologia “impulsiona a eletrificação nos veículos com motor de combustão com base na plataforma Premium Platform Combustion”. Segundo ele, o sistema MHEV plus fortalecerá o portfólio da Audi, que inclui veículos totalmente elétricos, híbridos plug-in e modelos com motores a combustão eficientes.
O sistema híbrido leve é composto por três componentes principais:
- Gerador de trem de força (PTG): Com eletrônica de potência integrada e motor síncrono de excitação permanente (PSM), o PTG é o principal diferencial do novo sistema, capaz de operar de forma acoplada ou desacoplada, permitindo condução parcialmente elétrica.
- Bateria de 48 volts: Armazena energia para alimentar o motor elétrico e outros componentes do sistema.
- Alternador de partida por correia (BAS): Responsável por dar partida no motor a combustão e gerar energia para a bateria.
O sistema MHEV plus utiliza refrigeração líquida para manter as condições ideais de funcionamento. A arquitetura modular permite a integração em modelos com tração dianteira ou quattro. O novo sistema permite operar em modo puramente elétrico, auxiliando o motor a combustão. A tecnologia aumenta o desempenho e a agilidade, além de reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2.
Nos modelos A5 2.0 TDI, a economia pode chegar a até 0,38 l/100 km e 10 g/km de CO2, enquanto no 3.0 TFSI V6, a redução pode ser de até 0,74 l/100 km e 17 g/km de CO2, conforme o ciclo WLTP.
O PTG, um módulo de acionamento elétrico compacto instalado no eixo de saída da transmissão, difere do sistema MHEV anterior, que utilizava apenas o BAS. O PTG entrega até 18 kW (24 cv) de potência e 230 Nm de torque, já disponíveis na partida. O sistema atua até 140 km/h, desacoplando-se em velocidades mais altas.
O PTG pesa cerca de 21 kg e opera com uma rotação máxima de 5.550 rpm. Sua instalação no eixo de saída da transmissão maximiza a disponibilidade de potência e torque, sem perdas adicionais. A refrigeração líquida garante a temperatura ideal de operação dos componentes, que funcionam entre -40 e +75 graus Celsius.
A Audi desenvolveu a tecnologia MHEV plus considerando as necessidades dos clientes. Além das funções de start-stop e recuperação de energia, o sistema oferece condução parcialmente elétrica e melhoria no desempenho, graças ao suporte elétrico do motor a combustão.
O sistema permite condução elétrica em baixas velocidades, otimiza a resposta na partida e melhora a agilidade, entregando torque imediato. O PTG atua como suporte ao motor a combustão até 140 km/h e recupera energia nas frenagens. O controle de freio integrado garante uma frenagem suave e regenerativa, sem acionar os freios mecânicos. O compressor de ar-condicionado elétrico possibilita o funcionamento do sistema mesmo com o motor a combustão desligado.
O BAS auxilia na partida do motor e entrega energia à bateria. A bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) tem capacidade de 37 Ah (1,7 kWh) e entrega 24 kW de potência. O sistema de refrigeração a baixa temperatura garante a operação ideal da bateria, que opera entre 25 e 60 graus Celsius. O sistema de freio integrado (iBRS) assegura uma frenagem suave e regenerativa.
O sistema MHEV plus otimiza a interação entre o motor a combustão, o PTG e o BAS, com um software de controle que ajusta os níveis de torque e a recuperação de energia. O foco é a recarga e descarga rápidas da bateria, maximizando a eficiência energética.
O sistema possui diferentes modos de condução, como o modo D (conforto) e S (esportivo), que ajustam a atuação do PTG e a carga da bateria. No modo D, o PTG desacopla em velocidades mais altas para evitar perdas elétricas, enquanto no modo S, ele permanece acoplado para respostas mais rápidas. O sistema também permite condução puramente elétrica em situações específicas, como ao se aproximar de áreas urbanas.
A tecnologia MHEV plus não será oferecida no mercado norte-americano devido a necessidades distintas dos consumidores.