A gigante automotiva chinesa Great Wall está se preparando para lançar uma nova marca de veículos superluxuosos, atualmente conhecida pelo codinome BG. Esta iniciativa marca mais um esforço de um fabricante chinês para ascender ao segmento premium do mercado. A nova marca posiciona-se como a contraparte da Great Wall à Yangwang, da BYD.
O coração dos modelos BG será um motor 4.0T V8 da própria Great Wall. Os planos foram revelados inicialmente pela mídia local LatePost, indicando que a linha de produtos será focada em veículos híbridos, incluindo superesportivos e sedãs.
Para garantir um diferencial competitivo, a Great Wall busca atrair especialistas de marcas europeias de luxo, com o objetivo de combinar motores a combustão de alta potência com sistemas elétricos, visando vantagens em tecnologia e desempenho.
A liderança da nova marca ficará a cargo de Wei Jianjun, presidente da Great Wall. Song Dongxian, ex-vice-presidente de tecnologia, assume o cargo de CEO, enquanto Zhang Xiaobo será o CTO. Wei Jianjun, segundo fontes próximas, estará ativamente envolvido no desenvolvimento dos modelos, incluindo a engenharia e os processos de pesquisa. A marca terá uma produção de baixo volume, com foco na utilização de materiais inovadores e de alta tecnologia.
Atualmente, a Great Wall opera com cinco marcas: Haval, Wey, Tank, Ora e Poer. A nova marca BG terá um posicionamento de mercado muito superior, com preços estimados a partir de 1 milhão de yuans (aproximadamente 136.400 dólares).
Curiosamente, a Great Wall já havia tentado emplacar uma marca de veículos elétricos de luxo, a Saloon, cujo primeiro modelo seria o Mecha Dragon. No entanto, o projeto foi cancelado, e apesar de rumores de que o modelo seria integrado à linha Ora, as vendas ainda não foram iniciadas.
A Great Wall tem enfrentado dificuldades no mercado. Em 2024, as vendas alcançaram 1.233.292 unidades, um aumento de apenas 0,21% em relação ao ano anterior. As vendas de veículos de novas energias (NEVs) cresceram 22,82%, totalizando 321.795 unidades.
As exportações também apresentaram um crescimento expressivo de 43,39%, com 453.141 unidades. No entanto, as vendas no mercado chinês caíram significativamente em 2024, possivelmente devido à alta concorrência.
As informações disponíveis indicam que os novos modelos serão híbridos (HEV), e não veículos de novas energias (NEVs). No atual cenário do mercado chinês, esta estratégia pode ser considerada ousada.