Pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Daegu Gyeongbuk (DGIST), na Coreia do Sul, liderados pelo Dr. Kim Jae-hyun, anunciaram um avanço promissor no desenvolvimento de baterias de lítio metálico. A nova tecnologia emprega um eletrólito de polímero sólido com uma estrutura inovadora de três camadas, com foco em segurança aprimorada e maior durabilidade.
As baterias de eletrólito sólido convencionais enfrentam desafios relacionados ao contato inadequado com os eletrodos e à formação de dendritos, estruturas que se assemelham a raízes e podem causar curtos-circuitos, elevando o risco de incêndios e explosões. Para solucionar esses problemas, a equipe coreana desenvolveu uma bateria com eletrólito de três camadas, cada uma com função específica:
- Camada intermediária robusta: aumenta a resistência mecânica da bateria.
- Camadas externas macias: garantem contato eficiente com os eletrodos e facilitam a movimentação dos íons de lítio.
Além dessa estrutura, a bateria integra o decabromodifenil etano (DBDPE), um retardante de fogo, zeólita para reforçar a resistência do eletrólito, e um sal de lítio altamente concentrado (LiTFSI) para acelerar a movimentação dos íons de lítio. Essa composição resulta em uma bateria que não apenas opera com mais segurança, como também apresenta melhor desempenho ao longo do tempo.
Nos testes, a nova bateria manteve 87,9% de sua capacidade após 1.000 ciclos de carga e descarga, um desempenho notavelmente superior às baterias tradicionais, que geralmente retêm entre 70% e 80% da capacidade sob as mesmas condições. Um dos grandes diferenciais dessa tecnologia é a sua capacidade de extinguir incêndios automaticamente, reduzindo drasticamente os riscos de acidentes.
A equipe destaca que essa tecnologia tem potencial para revolucionar diversas áreas, desde dispositivos como smartphones até veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia em larga escala. A pesquisa, financiada pela Fundação Nacional de Pesquisa da Coreia, foi publicada na revista científica *Small*.
De acordo com o Dr. Kim, “essa pesquisa é uma contribuição significativa para a viabilização de baterias de lítio metálico com eletrólitos sólidos, aumentando a estabilidade e a eficiência dos dispositivos de armazenamento de energia”.