A General Motors (GM) encerrou a produção de seu último sedã no mercado americano, um modelo Chevrolet, concentrando seus esforços em sedãs da Cadillac naquela região. Contudo, na China, a história é diferente. A GM continua a apostar no segmento de sedãs, mas através da marca Baojun, criada pela SAIC-GM em 2010.
O novo lançamento é o Baojun Xiangjing, um sedã grande com opções de motorização elétrica e híbrida plug-in (PHEV). O veículo possui 5,005 metros de comprimento, 1,900 metro de largura e 1,490 metros (versão EV) ou 1,505 metros (versão PHEV) de altura, com um entre-eixos de 2,900 metros.
Versões e motorização:
- Versão Elétrica (EV): 250 cavalos de potência, bateria de fosfato de ferro-lítio e velocidade máxima de 170 km/h.
- Versão Híbrida Plug-in (PHEV): Motor 1.5 Turbo de 145 cavalos, combinado com motor elétrico e bateria de fosfato de ferro-lítio, oferecendo 101 km de autonomia no modo elétrico.
O design do Xiangjing se destaca pelas linhas fluidas, faróis full LED, lanternas traseiras em LED unificadas e rodas aro 20 polegadas. O interior apresenta um console central elevado e uma grande tela multimídia.
Segundo o site CarNewsChina, o Baojun Xiangjing virá equipado com o sistema de condução autônoma Lingmou Intelligent Driving 2.0 Max, reforçando a sua competitividade no mercado chinês.
Apesar do desejo por um novo sedã grande da Chevrolet, a marca atualmente mantém apenas quatro modelos deste tipo no mundo: o Cobalt, no Uzbequistão; o Onix Plus, no Brasil; e o Malibu e Monza, na China. A estratégia da GM para a China parece direcionar o Baojun Xiangjing como um pilar para expandir a venda de veículos elétricos no país, com lançamento previsto para o início de 2025.
A estratégia da GM para a China parece direcionar o Baojun Xiangjing como um pilar para expandir a venda de veículos elétricos no país, com lançamento previsto para o início de 2025. Mercado de elétricos na China: BYD lidera, Tesla cai e Nio avança em dezembro.