Notícias

Carro voador modular da Xpeng AeroHT fará estreia nos EUA na CES 2025

Combinando um veículo terrestre de três eixos com uma unidade voadora acoplável, o Land Aircraft Carrier será apresentando na cidade de Las Vegas pela motandora chinesa Xpeng

A Xpeng AeroHT, divisão de carros voadores da montadora chinesa Xpeng, anunciou que apresentará seu inovador carro voador modular, denominado ‘Land Aircraft Carrier’ (LAC), na CES 2025, em Las Vegas. O veículo combina um veículo terrestre de três eixos com uma unidade voadora acoplável.

O Land Aircraft Carrier, carro que já realizou seu primeiro voo público em novembro de 2024, atraindo mais de 2.000 pedidos, está programado para entrar em produção em massa em 2026, com um preço estimado em 2 milhões de yuan (aproximadamente 280 mil dólares). O CEO da Xpeng, He Xiaopeng, também foi visto testando o veículo em vias públicas recentemente.

Carro voador modular da Xpeng AeroHT fará estreia nos EUA na CES 2025
Foto: Divulgação

Estreia na CES 2025

A apresentação do Land Aircraft Carrier na CES, entre 7 e 10 de janeiro, demonstra a intenção da Xpeng AeroHT de consolidar sua imagem como referência em inovação tecnológica. Apesar da exposição, a empresa não comunicou planos de lançamento do veículo na América do Norte. A CES (Consumer Electronics Show) é um evento anual que apresenta novas tecnologias e produtos na área da eletrônica de consumo.

Produção e características do Land Aircraft Carrier

A produção do Land Aircraft Carrier está planejada para iniciar em 2026, com uma capacidade de 10.000 unidades por ano. O veículo principal, chamado “Mothership”, tem dimensões de 5,5/2/2 metros e funciona como um veículo elétrico de autonomia estendida (EREV), com um motor a combustão interna que atua como gerador, alimentando a bateria e os motores elétricos, sem transmitir tração às rodas. A autonomia combinada do veículo é de 1.000 km.

A unidade voadora, que fica armazenada dentro do “Mothership”, pode ser acionada por um botão, suportando entre cinco e seis voos com uma carga completa. O “Mothership” pode recarregar a bateria da unidade voadora de 30% a 80% em 18 minutos, graças a um sistema de alta tensão de 800V. A unidade voadora acomoda dois passageiros e oferece modos de voo manual e automático. Em novembro, a aeronave não tripulada do LAC realizou seu primeiro voo público no Zhuhai Airshow.

Carro voador modular da Xpeng AeroHT fará estreia nos EUA na CES 2025
Foto: Divulgação

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.