Televisão

Globo Repórter 15/03/2024: A produção de chocolate no Brasil

Programa conta como o país tem se destacado na produção de cacau e detalha o passo a passo do processamento do fruto até o chocolate!

“Globo Repórter” desta sexta-feira (15/03) mostra como o Brasil tem ganhado destaque no mundo na produção de chocolate. O programa explora o potencial do cacau no país, destacando seus benefícios para a saúde e revelando o processo de transformação desse fruto em barras de chocolate. Nos estados do Pará e da Bahia, responsáveis por 95% da produção nacional de chocolate, a repórter Camila Marinho mergulha nas histórias dos produtores que estão colocando o Brasil em evidência no setor cacaueiro.

Na Amazônia paraense, o programa desvenda o cacau selvagem, proveniente de árvores centenárias, escolhido pela chocolatier e empresária Luisa Abram, de São Paulo, que produz mensalmente cerca de 60 mil chocolates finos. A matéria destaca o poder do cacau amazônico, revelando os produtores locais beneficiados pela venda do fruto e explorando a cerimônia do cacau, um ritual enriquecedor que proporciona uma experiência sensorial única.

A busca pelo cacau selvagem, nascido naturalmente na Amazônia, revela a riqueza de sabores e conhecimentos dessa região. Foi uma experiência privilegiada mergulhar nesse universo, explorando o fruto dos deuses em meio à Floresta Amazônica. Este programa proporcionou não apenas uma jornada informativa, mas também uma degustação dos melhores chocolates“, compartilha a repórter Camila Marinho ao Globo Repórter.

O cacau do Brasil no Globo Repórter

No sul da Bahia, a tradição do plantio cabruca ressurge como um modelo sustentável de cultivo do cacau sob a sombra das árvores da Mata Atlântica. O ‘Globo Repórter’ acompanha todo o processo, desde a colheita até a fermentação, destacando como o aroma do cacau beneficia a saúde, inclusive auxiliando na recuperação do olfato de pessoas com COVID-19. Em Ilhéus, a equipe visita o Centro de Inovação do Cacau, na Universidade Estadual de Santa Cruz, onde especialistas analisam diariamente lotes de amêndoas, e até mesmo formam provadores de chocolate.

Em Serra Grande, Cristiniana Rosa utiliza o cacau de diversas maneiras em seu restaurante, apostando em receitas doces e salgadas que valorizam os produtos locais. Além disso, o programa destaca a história inspiradora de Júlia Arléo, uma jovem cacauicultora de 11 anos que, aos 7, fundou uma fábrica de chocolate com o cacau que planta, já conquistando três prêmios.

“Testemunhar o ressurgimento do cacau como um impulsionador econômico em cidades como Ilhéus é emocionante. Mais de três décadas após a devastação causada pela vassoura-de-bruxa, a tradição cacaueira retorna com qualidade e sustentabilidade, resultando em chocolates que satisfazem os paladares mais exigentes”, destaca a repórter Camila Marinho.

Globo Repórter de hoje, dia 15/03/2024

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Claudio Augusto

Meu nome é Cláudio Augusto, jornalista (0004494/GO) formado pela UFG. Com passagem pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, atua no Todo Canal desde 2019. Também com experiência no site NaTelinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.