Globo Repórter revisita campanhas publicitárias icônicas que marcaram o Brasil (10/10)

Programa desta sexta-feira, dia 10, mergulha na história e no impacto da propaganda nacional, apresentando encontros emocionantes e avanços tecnológicos do setor
Globo Repórter revisita campanhas publicitárias icônicas que marcaram o Brasil (10/10)
A história da propaganda no Globo Repórter. Foto: Divulgação/Globo

Resumo da Notícia

O Globo Repórter desta sexta-feira, 10 de outubro de 2025, revisita campanhas publicitárias que se tornaram icônicas e ajudaram a moldar o imaginário coletivo brasileiro. O programa explora a criatividade, a evolução e a influência da publicidade no país, reconhecida internacionalmente por seu impacto cultural.

Na virada da década de 1970, a cidade de Rifaina, no interior de São Paulo, às margens do Rio Grande, ganhou notoriedade graças a uma campanha que anunciava a chegada do telefone. Os próprios moradores participaram do comercial, que se tornou um marco local e permanece vivo na memória da população.

O programa também relembra campanhas que marcaram os anos 1990, como a da marca de leite que trouxe crianças entre 3 e 4 anos vestidas com fantasias de pelúcia de diversos animais — leão, elefante, rinoceronte, gato e cachorro. Após quase três décadas, os “mamíferos” que encantaram o Brasil se reencontram e compartilham como a experiência transformou suas vidas. À medida que a sociedade evoluía, a publicidade se reinventava: tornou-se mais inclusiva e criou expressões que entraram para o vocabulário popular. O músico Dany Roland, que interpretou Fernandinho em uma campanha de roupas, relembra o bordão usado até hoje para elogiar a camisa de alguém.

Em um encontro entre passado, presente e futuro, o programa mostra como a publicidade permitiu que a cantora Maria Rita “reencontrasse” sua mãe, Elis Regina, por meio da inteligência artificial, em uma campanha de automóvel. João Marcello Bôscoli e Pedro Mariano, filhos de Elis, comentam o impacto do filme e a influência da publicidade em suas trajetórias musicais. “O que eu aprendi de estúdio, inicialmente, foi com os mestres da publicidade”, revela Pedro.

Os compositores Renato Teixeira e Luiz Carlos Sá destacam a importância dos jingles na construção de suas carreiras. “Foi com a publicidade que eu comprei casa, montei estúdio”, conta Renato. Luiz Sá relembra os tempos de censura: “A publicidade era o nosso suporte. Quando a carreira enfrentava dificuldades, o jingle nos salvava”. No programa, os dois compõem uma música inédita.

Outro destaque é o ator, bailarino e cantor Sebastian, o primeiro homem negro a protagonizar uma grande campanha publicitária no Brasil, em 1990. Em meio a crises econômicas e escassez de alegria, seu personagem conquistou o público com entusiasmo e sorriso largo. À repórter Graziela Azevedo, Sebastian detalha a criação do personagem e relembra a parceria com Carlos Moreno, que por 35 anos representou uma marca de produtos de limpeza e entrou para o Guinness Book em 1994 como o ator com maior tempo em uma campanha publicitária contínua. “Até hoje as pessoas me reconhecem na rua e dizem: ‘meu Deus, é você! A gente adorava seus comerciais’. Isso me emociona profundamente”, conta.

O programa também aponta para o futuro da publicidade, destacando avanços tecnológicos e novas formas de consumo, como a chegada da TV 3.0 (DTV+) ao Brasil. “Para o mercado publicitário, abre-se um leque de possibilidades em novos formatos, com conteúdo mais imersivo e interativo, onde as marcas também estarão presentes. É uma TV que chega ao Brasil inteiro, mas de um jeito diferente, permitindo o consumo de entretenimento, jornalismo, esportes e também das marcas”, afirma Manzar Feres, diretora de Negócios da Globo.

Globo Repórter de hoje, dia 10/10/2025

Dia da Mulher é o destaque do Globo Repórter
Globo Repórter. Foto: Divulgação/Globo

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