No Altas Horas deste sábado, dia 15 de fevereiro, na Globo, Serginho Groisman celebra a vida e carreira de Paulinho da Viola. Com uma trajetória de quase 60 anos, marcada por canções atemporais, o cantor e compositor celebra sua obra no palco do programa ao lado de sua banda, interpretando clássicos como “Timoneiro”, “Onde a Dor Não Tem Razão”, “Pecado Capital” e muitos outros.
Para celebrar sua influência e legado, Serginho Groisman recebe um time de convidados especiais. Ney Matogrosso, Céu, Criolo e Vanessa da Mata se unem à homenagem, interpretando sucessos de Paulinho e compartilhando histórias sobre a importância de sua obra. Na plateia, a presença da Velha Guarda Musical da Vai-Vai reforça a conexão do artista com as raízes do samba.
Durante o programa, Paulinho relembra momentos marcantes de sua carreira e compartilha histórias de suas composições, incluindo a canção “Na Linha do Mar”, escrita para Clementina de Jesus e interpretada ao lado de sua filha, Beatriz Rabello. Seu filho, João Rabello, também participa, como integrante da banda. O artista ainda revela a origem de seu nome artístico: “O Zé Keti tinha organizado uma banda para gravar algumas músicas. Quando perguntaram meu nome, disse ‘Paulo César’, mas ele achou que não combinava. O Zé Keti e o Sérgio Cabral inventaram uma história e colocaram no jornal que eu era Paulinho da Viola”, recorda no Altas Horas.
Paulinho da Viola ganha homenagem no Altas Horas
Os artistas convidados interpretam canções emblemáticas do homenageado acompanhados pela banda Altas Horas, que, nesta edição, conta com a participação de músicos da banda de Ney Matogrosso. O cantor, aliás, apresenta “Roendo as Unhas” e comenta sobre o filme “Homem com H”, que contará sua trajetória e será lançado em breve.
A cantora Céu emociona-se ao falar sobre Paulinho da Viola antes de cantar “Dança da Solidão”. “É uma emoção imensa estar aqui. Sua obra, sua existência são fundamentais para a música brasileira”, declara. Já Criolo interpreta “Argumento” e fala sobre seu novo projeto, que inclui colaborações com o pianista Amaro Freitas e o cantor português Dino D’Santiago, além da forte influência de Milton Nascimento.
Encerrando o tributo, Vanessa da Mata canta “Coração Leviano” e expressa sua admiração pelo homenageado: “Paulinho tem uma elegância no canto que vem de João Gilberto e Cartola. É um privilégio poder cantar sua música”.
Que horas começa o Altas Horas hoje, 15 de fevereiro?
Tudo isso você confere no “Altas Horas”, que vai ao ar neste sábado, a partir de 23h05, logo após o “BBB 25“, na Globo. O programa tem direção geral de Serginho Groisman e Adriano Ricco.