Um dos momentos mais marcantes da novela Tieta, atualmente reprisada no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, é a libertação de Tonha, personagem interpretada por Yoná Magalhães. Após a morte de Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), ela decide romper com o ciclo de abusos que sofreu por anos, tanto por parte do ex-marido quanto de Perpétua (Joana Fomm).
Cansada das humilhações, Tonha enfrenta Perpétua e finalmente reage aos ataques da vilã. Após a morte de Zé Esteves, Perpétua tenta impor luto a Tonha, que se recusa, declarando que deseja viver plenamente após anos de sofrimento. Essa decisão enfurece a megera, que inicia uma série de insultos.
“Você sempre foi igual a Tieta, queria seguir os passos dela na descaração. O problema é que você era frouxa demais, se borrava de medo do cajado do velho, senão seria igualzinha a Tieta”, dispara a serpente, destilando seu veneno. A mulher exige respeito, mas Perpétua continua os ataques, afirmando que a madrasta não merece consideração por não seguir o luto.
Perpétua leva tabefe em Tieta

Não satisfeita, Perpétua tenta controlar o futuro de Tonha, dizendo que ela não pode ficar na casa de Tieta e que deveria usar luto até o fim da vida. Durante a discussão, Perpétua agarra Tonha pelos braços, mas Tonha reage com dois tapas certeiros, derrubando a megera, que fica desacordada. Antes de sair, Tonha afirma: “Por mim e por Elisa (Tássia Camargo). A de Tieta eu fico devendo.”
Confira o resumo diário dos capítulos, cenas e o resumo semanal de “Tieta”!
Obs: Os capítulos podem sofrer alterações pela Globo.