NovelasColunasMichâel Godoy
Tendência

Opinião: O último capítulo de “Mania de Você”

Enfim, o fim da novela que amamos odiar

Chegou ao fim hoje, na Globo, após, intermináveis, 173 capítulos, a telenovela “Mania de Você”, de autoria de João Emanuel Carneiro e direção de Carlos Araújo. A novela, que foi lançada com o slogan “O jogo vira o tempo todo”, virou tanto, que nem o próprio autor entendia o que queria contar.

“Mania de Você” foi a reunião de tudo que há de pior nos 60 anos de produções de novelas pela TV Globo. Nada ali funcionou. O mais absurdo continua sendo a pergunta: Quem leu esta sinopse e aprovou? Foi o Amauri? Se sim, fica provado que o mesmo não entende nada de telenovelas, pois, certamente, o roteiro já apresentava essas falhas que ficariam visíveis ao público.

Mania de Você tem maior audiência em um mês e meio e Volta por Cima bate novo recorde no ano
Reprodução/TV Globo

A referida novela manchou o currículo de vários atores, tendo em vista as situações absurdas que saíram da cabeça do autor. Porém, um desses atores saiu ileso dessa produção: Chay Suede! Desde o primeiro capítulo ele roubou a novela para si. E, mesmo quando a personagem dele começou a ficar incoerente, o ator deu conta.

Outros atores defenderam bem seus papéis, apesar do texto medíocre e das inverosimilhanças: Jaffar Bambirra, Mariana Ximenes, Eliane Giardini, Thalita Carauta e Agatha Moreira.

Prestes a ser desmascarada, Ísis pega facão e ameaça matar Berta para ela não mudar testamento: “É a única saída”
reprodução/Globo

Isis, personagem de Mariana Ximenes, é um caso a ser estudado. Loira, linda e má, a atriz tinha tudo para roubar o protagonismo da trama. Mas João Emmanuel Carneiro colocou todas as incoerências possíveis nesta personagem. Ela inicia a novela matando, a sangue frio, o seu marido e, depois, ainda tenta matar o amante, que acaba assassinado pela sogra por legítima defesa. Posteriormente passa a ser chantageada por 3 aproveitadores, não assassinos como ela, se deixando manipular por eles. Ora, a mulher matou o marido e o amante, por qual motivo não mataria a família que a chantageava e com a qual não tinha vínculo? No final da novela, ela recupera o DNA de Isis apenas para tentar matar a Berta. Mais incoerente impossível.

Mércia derruba dois inimigos de uma vez em Mania de Você: ela desmascara Viola e dá sumiço em Volney
Mércia em Mania de Você. Foto: Reprodução/TV Globo

Rodrigo Lombardi e Adriana Esteves precisam descansar, urgentemente, suas imagens. Ninguém aguenta mais a presença dos dois em telenovelas. O excesso de personagens parecidos, fazem com que se repitam em cena, não trazendo frescor em suas interpretações. Rodrigo Lombardi parecia fazer a mesma personagem de “Travessia”, enquanto Esteves repetia os mesmos tiques e gestos de Carminha – aliás, desde 2012 a atriz só faz novelas das 9 e sempre vilãs, impossível não se repetir – e o repertório de repetições de Adriana não para por aí, se pegarmos personagens delas, menos populares, desde a Sandrinha de “Torre de Babel”, lá em 1998, verificaremos que ela repete os mesmos “tiques”. Precisa descansar urgentemente a imagem e se voltar às telenovelas – ela disse que “Mania de Você” poderia ser a última – que volte numa mocinha romântica, às 18, para mudar um pouco o foco.

Outro caso grave foi de Alanis Guillen e Samuel de Assis: os atores saíram das novelas de maior audiência de seus respectivos horários na Globo, para viverem dois personagens sem qualquer propósito. Alanis foi a icônica Juma de “Pantanal”, última trama a ter 30 pontos de média e Samuel protagonizou o fenômeno “Vai na Fé”, no horário das 7, os dois mereciam personagens melhores.

João Emmanuel Carneiro deveria repensar sua forma de escrever novelas. Ele tenta, desde 2012, repetir o sucesso de “Avenida Brasil” e não tem conseguido. Não adianta fazer uma trama com inúmeras viradas, mas sem qualquer coerência. A rejeição aos heróis oficiais, a ponto de matar o protagonista da trama um mês antes do fim, e o sumiço de Viola, exemplificam isso. É preciso uma reciclagem. Precisa ir para o horário das 19 ou das 18 para reaprender o conceito básico de novelas, visto que, “A Regra do Jogo”, “Segundo Sol” e “Mania de Você” fracassaram em suas exibições.

Mas o maior problema está na direção da Globo. É visível que Amauri Soares não entende e não gosta de telenovelas. Se entendesse, ou gostasse, jamais aprovaria uma sinopse como essa. Jamais voltaria a produzir novelas longas, que ninguém aguenta mais. Há, exatos, 10 anos, a Globo exibia “Babilônia”, que tinha a grife Gilberto Braga, a trama não atingiu as expectativas, foi encurtada, e se encerrou em 143 capítulos, número ideal para uma novela.

Dizem que a permanência de Amauri na direção, depende do sucesso de “Vale Tudo”, bom, pelo pouco que se tem visto nas chamadas, a novela tá parecendo uma sátira da versão de 88. Por aqui, espera-se que uma pessoa que entenda de televisão e, principalmente, de novelas, assuma o cargo.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Michâel Godoy

Michael Godoy é um advogado apaixonado pelo mundo das artes, além de ser um ator formado pela Oficina de Atores Nilton Travesso em São Paulo. Já foi colunista do TN Audiência entre os anos de 2014 e 2017 e retorna agora falando sobre um assunto que ele adora: televisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.