Nos próximos capítulos de Cabocla, Desidério, personagem de Paulo Vespúcio, cansado de ser usado por Macário (Oscar Magrini), decide virar o jogo e planeja expor os crimes do capitão à justiça.
A armação de Desidério começa com uma provocação. Ele questiona Macário sobre seu futuro, demonstrando preocupação com a possibilidade de ser o único a pagar pelos delitos cometidos. A princípio, Macário tenta se esquivar da responsabilidade, afirmando que Desidério agiu por conta própria.
“Eu não mandei você fazer nada (…) O que você fez foi coisa sua”, tenta se eximir Macário. Entretanto, Desidério não se intimida e ameaça revelar toda a verdade. “O senhor está muito enganado se acha que eu vou segurar isso tudo sozinho. Não vou, não!”, rebate o capanga.
É nesse momento de tensão que Macário comete o erro crucial. Sentindo-se seguro, ele diz: “É sua palavra contra a minha, Desidério. Vamos ver em quem o juiz vai acreditar”. Sem que ele perceba, o delegado e o juiz se aproximam e ouvem a confissão do capitão.
Macário é traído por Desidério em Cabocla
O delegado, então, confronta Macário: “O que foi que eu lhe disse, meritíssimo? O senhor acabou de ouvir toda a confissão”. Desesperado, Macário tenta se retratar, mas é tarde demais. “Não é bem assim, não. Seu juiz, escuta, volta aqui!”, suplica ele, em vão. O juiz se mostra irredutível: “Acho bom o amigo contratar um bom advogado”, finaliza.
Resta a Macário lamentar a traição de Desidério. “Maldita hora em que eu confiei em você, Desidério!”, esbraveja o capitão, enquanto Desidério debocha: “Eu não tive culpa, capitão”.
Confira no Todo Canal o resumo diário dos capítulos, cenas e resumo semanal de “Cabocla“!
Obs: Os capítulos podem sofrer alterações pela Globo.