Nos momentos finais de Cabocla, Desidério, interpretado por Paulo Vespúcio, tomará uma atitude para expor as artimanhas de Macário (Oscar Magrini) e garantir que o capitão enfrente as consequências de seus atos.
Motivado a não arcar sozinho com a culpa, Desidério confronta Macário, levando o vilão a perder o controle e confessar seus esquemas em voz alta. O momento crucial ocorre quando o delegado e o juiz se aproximam, testemunhando a confissão.
Inicialmente, Macário acredita que poderá se safar da situação com a ajuda de um advogado influente. No entanto, Desidério demonstra que não aceitará ser abandonado. “Eu vou mofar aqui nessa cadeia?”, indaga o capanga. Macário, tentando se isentar da responsabilidade, responde: “Eu não mandei você fazer nada (…) O que você fez foi coisa sua.”
Desidério não se intimida e rebate: “O senhor está muito enganado se acha que eu vou segurar isso tudo sozinho. Não vou, não!”. A discussão se intensifica e Macário perde a compostura. “É sua palavra contra a minha, Desidério. Vamos ver em quem o juiz vai acreditar”, desafia, sem perceber que está sendo ouvido pelas autoridades.
Desidério enterra Macário em Cabocla

O delegado e o juiz, ao presenciarem a confissão, confrontam o vilão. “O senhor acabou de ouvir toda a confissão”, declara o delegado, deixando Macário em desespero. Em vão, ele tenta se justificar: “Não é bem assim, não. Seu juiz, escuta, volta aqui!”
O delegado encerra o caso com a seguinte declaração: “Acho bom o amigo contratar um bom advogado.” Após a saída das autoridades, Macário direciona sua fúria a Desidério, gritando: “Seu miserável!”. Desidério, em tom de deboche, responde: “Eu não tive culpa, capitão”.
Confira no Todo Canal o resumo diário dos capítulos, cenas e resumo semanal de “Cabocla“!
Obs: Os capítulos podem sofrer alterações pela Globo.