Final de “Tieta” mostra o poder de uma boa novela

Final de “Tieta” mostra o poder de uma boa novela
Foto: Reprodução

Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre a possível crise das novelas. Com audiência em declínio, alguns críticos, inclusive, chegam a cogitar o fim do formato.

É verdade que faz muito tempo que a Globo não consegue mais parar o país novamente. Suas novelas do horário das 9, principalmente, mostram que as produções estão cada vez mais pobres.

Na última semana, por exemplo, “Vale Tudo” foi, por três dias seguidos, a terceira novela de maior audiência do país, quase empatando com “Tieta”, uma reprise com quase 40 anos. Para se ter uma ideia, as três novelas inéditas do horário nove, tiveram um empate técnico triplo. Algo que raramente acontece.

A novela das 9 é o principal produto do país! Anunciar em seu intervalo comercial, custa mais que o dobro do valor do anúncio numa novela das 6. Logo, um empate triplo, faz os anunciantes chiarem e com razão.

Não acredito que as novelas estejam próximas do fim. A Globo criou uma crise com ela mesma. Não há concorrência no país. As audiências das novelas caíram, mas as outras emissoras não tiveram elevação de audiência.

Revoltado com a Globo, ator de Tieta recusa convite para voltar em nova novela das nove
Divulgação/TV Globo

Veja o caso de “Tieta”. A trama é a novela de maior sucesso da história da emissora. Uma novela com grandes nomes: Betty Faria, Joanna Fomm, Reginaldo Faria, José Mayer, Arlete Salles, Paulo José, Armando Bogus, Yoná Magalhães, Lídia Brondi, dentre outros. Um elenco de peso, com gente que sabe fazer novela. O resultado: um grande sucesso em sua segunda reprise da TV aberta.

Semana passada, “A Viagem” retornou para as telinhas. É uma das novelas mais reprisadas da história. E, ainda assim, já estreou batendo recordes. Ontem, foi o primeiro dia da reprise sem “Tieta” e a trama de Ivani Ribeiro segurou 18 pontos, enquanto “Vale Tudo” teve, apenas, 22 pontos.

Diná e Otávio de A Viagem
Diná e Otávio de A Viagem. Foto: Reprodução

“Tieta” e “A Viagem” foram gravadas sem qualquer tecnologia… os Estúdios Globo sequer existiam na época e, ainda assim, suas produções eram mais elegantes do eu as de hoje. Até os cenários eram maiores.

A atual “Vale Tudo” parece uma paródia da versão de 1988, tem cara de novela das sete: muita cor e pouco impacto. Nada ali impressiona. E isso, claro, faz com que o público perca o interesse em acompanhar a novela.

A Globo tem todos os caminhos para sair dessa crise, basta olhar um pouco para seu passado. Basta olhar as novelas que estão sendo reprisadas: “Tieta”, “A Viagem” e “História de Amor”, são novelas com cara de novelas. Novelas com elenco de peso. Além do grande elenco de “Tieta”, já citado, ainda temos, em “A Viagem”, Christiane Torloni, Antônio Fagundes, Laura Cardoso, Lucinha Lins, Miguel Falabella e Guilherme Fontes. Na trama das 14, temos Regina Duarte, José Mayer, Eva Wilma, Claudio Correa e Castro, Nuno Leal Maia, Carla Marins, dentre outros.

A Globo se colocou nesta crise e parece que ela mesma não tem vontade de sair. “Garota do Momento” e “Dona de Mim”, ao menos, têm cara de novela. E é por isso que conseguem mais audiência que a inédita trama das 9.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.