A Pixar revelou um de seus projetos futuros,. Durante uma apresentação no Annecy International Animation Film Festival deste ano, o estúdio anunciou oficialmente o filme original Gatto, do diretor de Luca, Enrico Casarosa.
A trama gira em torno de Nero, um gato preto que se vê envolvido no submundo do crime felino. De acordo com a sinopse compartilhada na conta X (antigo Twitter) da Pixar, Nero está “em dívida com um chefe da máfia felina” e deve trabalhar com um parceiro improvável para sair dessa situação complicada. Em Annecy, a Pixar também compartilhou a primeira arte conceitual de Gatto, mostrando Nero percorrendo as ruas de Veneza.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Gatto tem previsão de lançamento nos cinemas em 2027, embora a data exata não tenha sido divulgada. Segundo o *The Hollywood Reporter*, o diretor de criação da Pixar, Pete Docter, também presente em Annecy, compartilhou detalhes adicionais sobre o filme. Nero cruzará o caminho de “uma musicista de rua solitária” chamada Maya em sua jornada. Foi mencionado também que o estilo de animação do filme terá um “design mais pictórico” em comparação com os trabalhos anteriores da Pixar.
A Pixar esteve bastante ativa em Annecy este ano, revelando vários de seus próximos filmes. Além de apresentar Gatto, o estúdio também compartilhou novas imagens de Hopper e Toy Story 5, com lançamento previsto para 2026.
Pixar anuncia ‘Gatto’
Gatto será o segundo longa-metragem dirigido por Casarosa. Seu filme Luca recebeu críticas muito positivas e conquistou uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme de Animação (perdendo para Encanto, da Disney). Como Luca foi lançado diretamente no Disney+ durante a pandemia de COVID-19, não teve uma exibição tradicional nos cinemas. No entanto, Luca se tornou o filme de streaming mais assistido de 2021, sendo considerado um sucesso.
Quando a Pixar se estabeleceu como uma potência da indústria no final dos anos 90 e 2000, especializou-se em criar obras originais inovadoras que faziam o público se conectar com tudo, desde brinquedos sencientes até um rato que sabe cozinhar. Embora a Pixar tenha tido grande sucesso com sequências na última década (Procurando Dory, Os Incríveis 2, Toy Story 4 e Divertida Mente 2, todos arrecadando mais de US$ 1 bilhão), é gratificante ver que o estúdio não perdeu o interesse em encontrar novas histórias para contar.
Com base no que foi compartilhado até agora, Gatto soa como se pudesse ser feito do mesmo material que tornou os filmes originais anteriores da Pixar tão especiais. Ao longo dos anos, seus cineastas aperfeiçoaram a fórmula de “amigos” de juntar um par de personagens incompatíveis, forçando ambos a aprender e mudar. Nero e Maya têm potencial para ser a próxima dupla dinâmica da Pixar, oferecendo uma abordagem divertida sobre o relacionamento das pessoas com os gatos.
Luca foi elogiado por ser uma história emocionante de amadurecimento, e parece que Casarosa abordará temas semelhantes com Gatto (vide a provocação de que Nero está tentando encontrar seu propósito), ainda que por uma perspectiva ligeiramente diferente. Muitos também acharam a representação da Itália em Luca autêntica (ela se baseou fortemente nas experiências de Casarosa crescendo no país), então Casarosa parece ser o diretor perfeito para Gatto. Deve ser divertido ver a abordagem do filme sobre o crime organizado, imaginando gatos como figuras mafiosas controlando as ruas da Itália.